Transformação digital é atualmente um termo frequente no mundo corporativo, mas pouca gente entende o real significado do conceito. Para facilitar a compreensão dessa ideia tão fundamental para empresas de todos os portes e segmentos, preparamos este post! Nos tópicos a seguir, vamos explicar tudo o que você precisa saber para dar os passos elementares na direção dessa mudança de impacto em todo o seu fluxo produtivo!

O que é transformação digital?

Toda a ideia da transformação digital está contida na reestruturação do pensamento corporativo: do analógico para o digital. Em geral, a busca por tal mudança começa pela facilidade de processos, pelo aumento de produtividade e a redução de custos.

Mas as vantagens se acumulam e podem ser ainda maiores quando a sua transformação digital passa a acomodar mais tecnologias que dialoguem entre si.

Por isso, embora seja algo urgente, sabemos que ela não ocorre da noite para o dia. Afinal de contas, com tanta tendência em tecnologia por aí (como inteligência artificial, 5G, Big Data e machine learning, entre outras), não basta investir pesado em soluções digitais, mas naquelas que têm a ver com o desenvolvimento da sua empresa.

Qual é a importância da transformação digital?

Atualmente, essa reestruturação de pensamento impacta o seu negócio de múltiplas maneiras. Por exemplo: você tem que repensar o seu próprio modelo de negócio. Em seguida, implementar a chave da mudança no pensamento de todos os funcionários, o que leva tempo, paciência e treinamento.

Só que, gradualmente, percebe-se que sobra tempo para os seus profissionais serem mais analíticos e estratégicos, e não reféns de processos mecânicos, burocráticos e repetitivos. E isso ocasiona em alguns dos benefícios que citamos anteriormente.

Por isso, sua importância está atrelada a uma mudança que está ocorrendo no mundo inteiro. Fazer parte dela ajuda a colocar o seu empreendimento em vantagem competitiva — e não na retaguarda — com a sua concorrência.

É só olhar, também, como a sociedade já se acomodou com a transformação digital. Ela está presente em, basicamente, todos os setores produtivos. Da educação à saúde; da indústria às telecomunicações. O momento de aderir à transformação digital, portanto, é agora — mas de acordo com os seus objetivos, planejamento e necessidades.

Quais são as tecnologias que podem impulsionar a transformação digital?

Nas empresas, a transformação digital pode ter início e um amplo desenvolvimento a partir de soluções diversas. Para ajudar, reunimos algumas das mais impactantes e que têm mudado por completo a relação delas internamente e com o seu respectivo público-alvo. São elas:

  • Inteligência Artificial;
  • Internet das Coisas;
  • Blockchain;
  • Realidade Virtual
  • Realidade Aumentada;
  • Big Data;
  • Computação na Nuvem.

Com base nesses conceitos-chave, empresas têm impulsionado suas atuações no mercado de maneira diferenciada e, acima de tudo, inovadora. Afinal de contas, a transformação digital também impactou o consumidor, e as pessoas têm novas demandas e necessidades em decorrência disso.

Como aderir à transformação digital?

Separamos alguns pontos que devem ser considerados para você que começou a pensar em transformação digital, mas não sabe ainda qual é o meio mais eficiente para dar início à jornada. Confira:

  • Tenha um planejamento estratégico. Isso vai ajudar a nortear a busca por soluções que se adaptem à realidade do seu negócio e sejam implementadas para, de fato, servirem como inovações dentro do seu atual modelo de negócios;
  • Invista em infraestrutura. Isso vai garantir que você possa contar com as soluções digitais e acomodá-las de maneira móvel, flexível e on-line. Bom exemplo disso é a transição dos servidores físicos pelo armazenamento na nuvem (menos necessidade de espaço e alta capacidade de segurança para a guarda dos seus arquivos);
  • Envolva a equipe na transformação digital. Seus benefícios e aplicações têm que fazer parte da rotina de todos, para que a mudança ocorra de maneira coletiva;
  • Teste, experimente e monitore resultados. Isso tudo faz com que você identifique prontamente necessidades de mudanças e minimize os obstáculos pelo caminho.

Vale lembrar, contudo, que sua empresa deve estar sempre em alinhamento com três pontos fundamentais ao colocar em desenvolvimento a transformação digital. O primeiro deles é a experiência do cliente.

Isso significa estar de olho no quanto a transição para o digital pode contribuir para uma experiência mais ágil, positiva e eficiente. Em seguida, seus modelos de operação e de negócio devem ser considerados. Tudo tem que se traduzir em mais eficiência, em menos custos e em benefícios ao fluxo de trabalho. Do contrário, de que adianta investir em algo que não vai promover realmente uma transformação na sua empresa?

Quando começar?

Como destacamos, a transformação digital já tem que fazer parte e, em certa medida, já deve fazer parte da sua rotina. Automatização, sistemas digitais, soluções atuais e demandas igualmente recentes em seu dia a dia, são bons indícios de que essa transição já está ocorrendo.

E se você tem interesse em saber um pouco mais a respeito das soluções por trás da transformação digital, que tal dar uma conferida em outro artigo nosso? Nós fizemos um post completo a respeito das vantagens em investir em um servidor na nuvem!

Dê uma conferida, e aprenda na prática a identificar as mudanças positivas que isso pode trazer para o seu negócio!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela avaliação!

Sim Não

Escrito por:

Marketing Huawei

Deixe seu comentário

Nome * Campo Obrigatório
E-mail * Campo Obrigatório * E-mail Inválido