Seja no notebook, desktop ou dispositivo móvel, as pessoas estão sempre com a tecnologia ao alcance das mãos. Uma quantidade imensa de dados e funcionalidades estão disponíveis para o consumidor. 

Neste contexto, as pessoas esperam sempre mais da tecnologia. Por isso, cada vez mais, o objetivo das marcas é proporcionar uma experiência digital de consumo simples, acessível, segura e eficaz para o cliente.  

Para tanto, as empresas de todos os setores buscam investir continuamente em ferramentas disruptivas que sejam capazes de impulsionar a transformação digital.

Internet das coisas (IoT), computação em nuvem (Cloud Computing), Big Data e plataformas de Inteligência Artificial são apenas algumas das novas tecnologias que têm sido adotadas na digitalização dos negócios.

Sabendo da importância da modernização dos processos nas empresas, neste texto, abordamos o tema de forma completa. Continue lendo o artigo!

Transformação digital: tecnologias inovadoras aplicadas  

A transformação digital é a integração da tecnologia em todas as áreas de um negócio. Na prática, esse movimento muda a forma como a empresa opera e entrega valor aos clientes. 

Contudo, esse tipo de transformação não se limita ao uso das tecnologias disruptivas. Acima de tudo, trata-se de uma cultura de mudança integrada em todos os setores da empresa, que revoluciona também o modo como os processos são executados e geridos. 

O resultado é a melhoria da experiência do cliente, com um posicionamento de destaque para a marca. Tudo isso é possível graças ao esforço para acompanhar as inovações e incorporá-las na dinâmica corporativa. 

Transformação digital nas empresas de diferentes setores

A transformação digital pode ser aplicada em inúmeros segmentos do mercado.

De acordo com dados da pesquisa The World’s Digital Transformation Industry 2020-2025: Trends, Opportunities and Competitive Landscape, o mercado global de transformação digital nas empresas deve crescer de 469,8 bilhões de dólares em 2020 para 1.009,8 bilhões de dólares até 2025. A projeção aponta uma taxa composta de crescimento anual de 16,5%.

Na prática, o uso da tecnologia nas empresas tem sido planejado para diversos segmentos, como:

  • Bancos;
  • Serviços financeiros e seguros;
  • Saúde;
  • Educação;
  • Varejo;
  • Mídia e entretenimento;
  • Transporte e logística;

A lista de setores beneficiados pela transformação digital nas empresas é extensa. 

A seguir, veja como a companhia orienta a adoção de serviços digitais inovadores e mais inclusivos nos diferentes setores:

Saúde e Farmacêutica

Tradicionalmente, a indústria farmacêutica e de saúde tem demorado um pouco para se adaptar. De acordo com a McKinsey, quase 40% das empresas farmacêuticas ainda não têm certeza sobre como alinhar a estratégia digital com a jornada de seus clientes.

Além disso, apenas 10% delas basearam as decisões estratégicas em uma compreensão de como o digital afeta seu modelo de negócios. 

Acontece que o comportamento dos pacientes mudou e é preciso adotar tecnologia nas empresas de saúde, para se manter competitivo. Com o digital, a tendência é que as práticas e soluções inovadoras ajudem a melhorar a saúde das pessoas.

Para o setor de saúde, a Huawei oferece três serviços: 

Setor financeiro

Um dos recursos indispensáveis para bancos e fintechs é a conectividade forte em tempo real. 5G, IoT e rede flexível são as principais tecnologias usadas pelas empresas do setor.

Muitos bancos têm um crescimento robusto e sustentável graças ao investimento nas tecnologias digitais, que proporciona uma experiência mais agradável para os clientes, especialmente nos serviços móveis.

Educação

A transformação digital nas escolas foi acelerada devido ao isolamento social.

Em 2020, a transformação digital nas escolas foi acelerada devido ao isolamento social. Da noite para o dia, muitas instituições de ensino se viram obrigadas a investir na digitalização dos processos para garantir a continuidade dos negócios.

Plataformas de e-learning, com recursos de aprendizagem e materiais didáticos digitais, aulas online (em tempo real ou gravadas), e provas realizadas a distância são algumas das novidades para muitas instituições de ensino.

Além disso, muitas optaram por implementar também um sistema de gestão acadêmica, com serviços de secretaria disponíveis online.

Com a Solução de Educação a Distância e a Cloud Classroom, as instituições têm todos os recursos que precisam para oferecer uma experiência completa aos estudantes. 

Varejo

De acordo com a 2ª edição do estudo Transformação Digital no Varejo Brasileiro, 38% dos varejistas já possuem iniciativas formais para investimentos estratégicos digitais em pessoas, processos e tecnologias, um aumento de 65% em relação à edição anterior do levantamento, realizado em 2019.

Para 92% dos entrevistados, o principal resultado positivo da transformação digital no varejo é o aumento nas vendas.

Mesmo em meio a crise gerada pela pandemia, o varejo digital avançou. Segundo dados da Ebit/Nielsen, somente no primeiro semestre de 2020, o e-commerce brasileiro cresceu 47%. O número representa a maior alta em 20 anos.

Para viabilizar a jornada de transformação digital nas empresas do varejo, a Huawei fornece tecnologias de ponta voltadas para Loja Inteligente, com recursos como:

Transformação digital centrada no cliente

A verdade é que essas quatro indústrias citadas e muitas outras, como energia, governo, manufatura e transporte tem sido modernizadas por soluções simples, inovadoras e eficazes. 

Embora os métodos e culturas possam ser diferentes, cada setor compartilha um objetivo comum: atender ao cliente oferecendo a ele uma experiência digital única e agradável.

Mas, afinal, por onde começar a digitalização do negócio?

Saiba como iniciar a transformação digital da sua empresa.

A transformação digital nas empresas deve começar com uma declaração de problema, uma oportunidade clara ou uma meta.

O “porquê ”da transformação digital da sua organização pode ser melhorar a experiência do cliente, reduzindo o atrito, aumentando a produtividade ou elevando a lucratividade, por exemplo. 

Já se for uma meta, pode girar em torno de se tornar o melhor para fazer negócios, utilizando tecnologias digitais que não estavam disponíveis anos atrás.

De todo modo, é importante ter clareza do objetivo central ao incorporar tecnologia nas empresas em um processo de transformação digital.

Tecnologias e soluções úteis para a transformação digital nas empresas 

O digital fornece uma mina de ouro de recursos e ferramentas para atender melhor às novas demandas e expectativas dos clientes. As tecnologias disruptivas permitem que as empresas conduzam a digitalização do negócio de maneira consistente e estruturada

Para tanto, as companhias exploram um conjunto de tecnologias. Confira algumas das ferramentas que se destacam.:

Veja a contribuição de algumas das novas tecnologias para as empresas:

Inteligência Artificial

A IA aumentou muito o nível de satisfação do cliente no mercado de transformação digital. A tecnologia beneficia as organizações em diversos pontos, como:

  • aumento da produtividade;
  • redução de erros;
  • automação de processos;
  • melhoria na relação com o cliente.

Dessa maneira, com a produtividade em alta e o maior nível de satisfação e retenção do cliente, a IA tem sido uma solução tecnológica amplamente usada na transformação digital nas empresas. 

Computação em nuvem

A computação em nuvem é uma das tecnologias mais utilizadas na transformação digital nas empresas.

A computação em nuvem é outro recurso indispensável para a transformação digital nas empresas.

Ela oferece mais disponibilidade e agilidade nos processos de gestão da empresa, reduz os custos com servidores e estruturas físicas e ainda garante mais segurança para os dados armazenados através de métodos de proteção avançados e criptografia.

Redes IP inteligentes

A quantidade e a velocidade de dados transmitidos entre empresas é imensa e o volume tende a aumentar. Por isso, as redes IP inteligentes são consideradas ferramentas importantes da transformação digital nas empresas. Elas entregam super capacidade, experiência inteligente e condução autônoma à medida que ampliam os recursos de largura de banda.

Rede definida por software (SD-Wan)

A rede definida por software (SDN), é uma das tecnologias que pavimentam o caminho das companhias para a transformação digital. Isso porque este tipo de rede permite a adoção de ferramentas disruptivas, que modernizam a estrutura e geram novos negócios. Além disso, a companhia passa a fazer um uso mais inteligente dos recursos que ela já tem. 

Com este tipo de tecnologia na empresa, a área de TI tem a possibilidade de criar

SD-WANs de alto desempenho, proporcionando uma experiência ideal, com rede flexível e uma gestão simplificada de O&M (organização e métodos) a partir da automação de todo o processo. 

Agora que você já sabe a importância das tecnologias inovadoras nas empresas de diversos segmentos e conhece as soluções ideais para cada uma delas, já pode aplicá-las nos processos da companhia. 

E para isso você pode contar com a Huawei e o amplo portfólio de soluções para auxiliar na transformação digital nas empresas.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela avaliação!

Sim Não

Escrito por:

Ana Carolina Sitta

Profissional de marketing com mais de 10 anos de experiência em TI, ajudando empresas a fazer sua transformação digital. Já trabalhou para empresas como Adobe, Compasso UOL, Claranet e atualmente na Huawei Brasil.

Profissional de marketing com mais de 10 anos de experiência em TI, ajudando empresas a fazer sua transformação digital. Já trabalhou para empresas como Adobe, Compasso UOL, Claranet e atualmente na Huawei Brasil.

Comentários

  • Celso Vieira Sobrinho

    12 de fev de 2021 | 01:07

    gostaria de saber mais sobre essa tecnologia

Deixe seu comentário

Nome * Campo Obrigatório
E-mail * Campo Obrigatório * E-mail Inválido