A transformação digital está melhorando a oferta dos serviços de saúde de maneiras notáveis, incluindo a melhoria da taxa de diagnóstico e a qualidade das relações médico-paciente.

Graças à inovação e ao avanço da tecnologia na saúde, os médicos têm mais recursos para conversar entre si e tratar doenças de forma mais eficiente. Os pacientes usam os canais digitais para encontrar os médicos certos e recebem atendimento rapidamente.

A estratégia que combina saúde e tecnologia também torna o tratamento mais acessível para inúmeras doenças e, ao mesmo tempo, viabiliza novos estudos e experimentos em busca dos melhores métodos de diagnóstico e cuidados das pessoas. 

Orientada pela tecnologia e saúde, a digitalização dos processos torna o dia a dia dos profissionais do setor mais produtivo, ao mesmo tempo que otimiza e melhora a qualidade do atendimento ao paciente, contribuindo para o seu bem-estar.

Ao longo do artigo, você conhecerá os principais benefícios do uso da tecnologia na saúde, bem como as soluções digitais que estão modernizando o setor

Os avanços da tecnologia na saúde

A adoção de tecnologia e saúde em uma única estratégia visa oferecer um melhor atendimento aos pacientes e ajudar a alcançar a igualdade na saúde. 

Com a inovação e o uso da tecnologia na saúde, as clínicas e hospitais conseguiram eliminar os prontuários em papel, passando o registro de dados do paciente para um sistema que conecta os dados de todas as unidades de saúde. 

A partir da análise dessas informações, é possível, por exemplo, planejar a implementação de políticas a fim de melhor tratar e prevenir a propagação de doenças.

Além disso, a tecnologia na saúde também tem o poder de melhorar a qualidade da prestação de cuidados de saúde, aumentando a segurança do paciente, diminuindo os erros médicos e fortalecendo a interação entre pacientes e prestadores de cuidados de saúde.

Benefícios do uso de tecnologias na saúde

A combinação entre saúde e tecnologia tem proporcionado diversos benefícios para o setor.

As ferramentas disruptivas têm sido aplicadas em vários setores, otimizando processos e melhorando a qualidade  dos serviços e produtos. E na medicina, médicos e pacientes estão se beneficiando com o uso da tecnologia na saúde.

A seguir, apresentamos as principais vantagens de construir uma estratégia focada em tecnologia e saúde. Confira:

Registros eletrônicos

O benefício mais óbvio da digitalização tem sido a conversão dos registros médicos manuais para o formato eletrônico. Isso tornou mais fácil para os médicos trabalharem com informações legíveis e atualizadas do paciente.

Do mesmo modo, os pacientes têm a tranquilidade de saber que os dados estão sempre acessíveis. 

No Brasil, a implementação da tecnologia do EHR (sigla em inglês para Electronic Health Record), sistema que permite o registro eletrônico dos prontuários, ainda está em fase inicial. Contudo, esse é um avanço importante para garantir a comunicação transparente de dados no setor.

Nos Estados Unidos, a adoção da tecnologia está alguns passos à frente. Uma pesquisa da Kaiser Family Foundation (KFF), realizada em 2019, indicou que para 45% dos americanos, o registro eletrônico em saúde impactou na melhoria da qualidade do atendimento.

Dispositivos inteligentes orientam na busca por hábitos mais saudáveis

Com o uso da tecnologia na saúde, os pacientes também ganham autonomia na busca por bem-estar e qualidade de vida. 

Os dispositivos de Internet das Coisas (IoT), como os rastreadores de condicionamento físico, fornecem às pessoas ferramentas eletrônicas para monitorar a quantidade de exercícios que fazem a cada dia e a qualidade do sono que dormem à noite.

Além disso, existem outros aplicativos de saúde que permitem que os pacientes façam suas próprias leituras. É possível, por exemplo, medir seus próprios níveis de açúcar no sangue ou batimentos cardíacos.

Melhorias radicais em saúde

O uso de tecnologia na saúde está transformando o setor positivamente.

A principal razão pela qual o setor de saúde se transformou na última década é devido à adoção de soluções tecnológicas inovadoras.

Na era da transformação digital, vários avanços foram extremamente importantes para melhorar a qualidade dos serviços de saúde. Veja alguns deles: 

  • Facilidade na coleta dados com maior organização e nível de segurança no processamento;
  • Rapidez e eficácia com pesquisas devido à adoção de ferramentas que tornaram os estudos mais eficientes; 
  • Melhoria em vários dispositivos médicos, como nos aparelhos auditivos que estão se tornando menos volumosos e mais eficazes.

Diagnósticos mais antecipados e precisos

O uso de dispositivos de diagnóstico inovadores varia desde testes de gravidez em casa e de glicose no sangue a sofisticados aparelhos de imagem. 

A aplicação desses dispositivos torna a tomada de decisões para pacientes e médicos mais simples, permitindo um cuidado mais direcionado que evita custos de tratamento desnecessários

Os benefícios de um diagnóstico antecipado e preciso são enormes, principalmente quando são incluídos na conta os custos associados a diagnósticos perdidos, incorretos ou tardios que podem resultar do acesso inadequado à tecnologia de diagnóstico. 

De outro modo, o diagnóstico precoce melhora drasticamente os resultados de um tratamento, viabilizando o estabelecimento da saúde do paciente. Assim, é possível evitar, inclusive, cirurgias desnecessárias e riscos associados.

Exemplos de combinações de saúde e tecnologia

Depois de conhecer as vantagens e os impactos positivos da tecnologia na saúde, a dúvida é: quais ferramentas disruptivas são capazes de proporcionar esses ganhos? 

Na jornada de inovação, a digitalização dos processos de saúde e tecnologia se tornou viável graças ao uso de uma série de soluções. Veja algumas delas:

Realidade virtual

A realidade virtual é uma das tecnologias que pode ser utilizada no setor da saúde.

A realidade virtual (RV) está sendo cada vez mais usada por profissionais de saúde e seus pacientes realmente parecem gostar. 

A tecnologia é usada em ambientes médicos, por exemplo, para ajudar a aliviar a dor em crianças, fazendo-as nadar com golfinhos durante ou após procedimentos médicos dolorosos. 

A ferramenta também tem sido explorada para ajudar as pessoas a superar seus medos, já que um ambiente de RV pode parecer muito real. Um exemplo disso é o tratamento de pessoas com medo de voar, expondo-as a um voo em um ambiente de RV.

Aplicativos de saúde e tecnologia

Os aplicativos são um exemplo muito conhecido de inovação na saúde. A maioria das pessoas já experimentou um aplicativo para melhorar sua saúde mental ou física pelo menos uma vez. 

Alguns aplicativos podem ensinar habilidades de relaxamento, ajudar no monitoramento e seguir dietas ou orientar a prática de exercícios. 

Os aplicativos também podem ser usados ​​por profissionais de saúde, como para ajudar os enfermeiros a administrar o medicamento certo.

Dispositivos vestíveis

As tecnologias vestíveis geralmente são vinculadas a aplicativos usados ​​para monitorar e treinar sua saúde. Eles podem, entre outras coisas, monitorar o sono, o movimento ou a frequência cardíaca durante todo o dia. 

Todos os dados coletados são usados ​​para fornecer uma visão sobre o comportamento de saúde do usuário, entregando feedback e dicas sobre como se tornar ainda mais saudável.

Inteligência artificial

O uso desta tecnologia na saúde tem o potencial de redesenhar o setor. Os algoritmos de inteligência artificial são capazes de extrair registros médicos, projetar planos de tratamento ou criar medicamentos muito mais rápido do que qualquer profissional médico.

Recentemente, a DeepMind do Google criou um algoritmo para análise de câncer de mama. Ele superou todos os radiologistas humanos em conjuntos de dados pré-selecionados para identificar o câncer de mama.

Revolução no desenvolvimento de medicamentos

A tecnologia e saúde também caminham juntas no desenvolvimento de novos medicamentos.

Atualmente, o processo de desenvolvimento de novos medicamentos é muito longo e caro. No entanto, existem maneiras de aprimorá-lo com métodos que variam de inteligência artificial a testes in silico.

Essas novas tecnologias e abordagens irão dominar o panorama farmacêutico nos próximos anos.

Empresas como Recursion Pharmaceuticals e Deep Genomics estão aproveitando o poder da inteligência artificial para desenvolver novos candidatos a medicamentos e soluções terapêuticas em tempo recorde, acelerando o tempo de lançamento no mercado. 

O ganho de agilidade também proporciona economia de custos e salva vidas

Robótica

Uma das aplicações de saúde e tecnologia mais estimulantes com crescimento acelerado é a robótica. São muitos os modelos em uso: de companheiros de robôs, passando por robôs cirúrgicos, farmacêuticos, desinfetantes até exoesqueletos, conhecidos como roupas robóticas. 

Em 2019, uma cirurgia auxiliada por exoesqueleto na Europa foi um sucesso. Na ocasião, um homem tetraplégico conseguiu controlar um exoesqueleto com seu cérebro. 

Existem muitas outras aplicações para esses trajes de ficção científica, desde auxiliar enfermeiras até ajudar pacientes idosos com lesões na medula espinhal.

Os companheiros robôs também têm seu lugar na saúde para ajudar a aliviar a solidão, tratar problemas de saúde mental ou até mesmo ajudar crianças com doenças crônicas. 

Os robôs Jibo, Golfinho e Buddy são exemplos. Alguns deles até possuem sensores de toque, câmeras e microfones para seus proprietários interagirem com eles.

Impressão 3D

A impressão 3D está revolucionando a saúde. Usando esta ferramenta é possível imprimir membros artificiais, pílulas e vasos sanguíneos, por exemplo.

Em novembro de 2019, pesquisadores do Rensselaer Polytechnic Institute, em Nova York, desenvolveram um método para imprimir em 3D a pele viva junto com os vasos sanguíneos. Este desenvolvimento se mostra crucial para enxertos de pele para vítimas de queimaduras. 

A indústria farmacêutica também está se beneficiando dessa tecnologia. Os medicamentos impressos em 3D e aprovados pela FDA são uma realidade desde 2015. 

Agora, os pesquisadores estão trabalhando em polypills, pílulas com várias camadas de medicamentos, de impressão 3D, para ajudar os pacientes a aderir ao plano terapêutico.

Cases da combinação de tecnologia e saúde

A combinação entre tecnologia e saúde já está sendo aplicada em diversas situações.

Com o avanço da tecnologia na saúde, são muitas as iniciativas de inovação no setor. 

A Freenome, na Califórnia, usa IA para diagnóstico precoce de câncer de mama. A partir de exames e testes é possível detectar o câncer ainda em seus estágios iniciais.

A Zebra Medical Vision, de Israel, fornece aos radiologistas um assistente habilitado para IA que recebe exames de imagem e os analisa automaticamente. Os resultados são repassados ​​aos radiologistas, que levam em consideração os relatórios do assistente ao fazer um diagnóstico.

No setor biofarmacêutico, a BioXcel Therapeutics, de Connectcut, usa IA para identificar e desenvolver novos medicamentos nas áreas de imunoncologia e neurociência.

Além disso, o programa de inovação emprega IA para encontrar novas aplicações para medicamentos existentes ou para identificar novos pacientes.

Como conduzir a transformação digital na saúde? 

Para digitalizar os processos no setor médico e garantir que a combinação de saúde e tecnologia seja eficiente, clínicas, hospitais e profissionais precisam explorar as ferramentas disruptivas

Para ter sucesso na jornada de inovação, o ideal é contar com o apoio de um parceiro especialista no fornecimento de tecnologias e sistemas de ponta. 

A Huawei tem um amplo portfólio de soluções tecnológicas direcionadas para o setor de saúde, desenvolvidas especialmente para o segmento, com o objetivo maior de manter as pessoas saudáveis, com bem-estar e qualidade de vida.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela avaliação!

Sim Não

Escrito por:

Erik Nabarrete Schanz

Partner Business Development Manager - Profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado de TIC, atuando por 19 anos na Huawei Technologies em diversas áreas como Vendas, Marketing e Gestão de Produtos. Atualmente atua como Gerente de Desenvolvimento de Negócios em Cloud Pública, ajudando o ecossistema de parceiros na geração de demanda e adoção da HUAWEI CLOUD.

Partner Business Development Manager - Profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado de TIC, atuando por 19 anos na Huawei Technologies em diversas áreas como Vendas, Marketing e Gestão de Produtos. Atualmente atua como Gerente de Desenvolvimento de Negócios em Cloud Pública, ajudando o ecossistema de parceiros na geração de demanda e adoção da HUAWEI CLOUD.

Deixe seu comentário

Nome * Campo Obrigatório
E-mail * Campo Obrigatório * E-mail Inválido