Há muito tempo já vem sendo discutido sobre a importância do equilíbrio entre tecnologia e sustentabilidade. Com o crescimento em alta escala de novas tecnologias, o mundo está cada vez mais preocupado com o meio ambiente e as empresas precisam estar atentas a este ponto.

E uma das soluções encontradas foi a Conexão Cruzada Óptica (OXC), que ajudou a construir uma rede mais sustentável em Sichuan, marcando um passo crucial para a coexistência harmoniosa entre natureza e tecnologia, que pode ser replicada em diversos cenários.

Como estamos fazendo as comunicações sustentáveis acontecerem?

A indústria das comunicações é a base do mundo inteligente de amanhã e continuará a ter um impacto profundo na maneira como vivemos e trabalhamos. Mas para fazer o mundo inteligente acontecer de forma sustentável, precisamos proteger o planeta – o planeta que todos dependemos para sobreviver.

Ao longo das últimas décadas na jornada da inovação, permanecemos rigorosos no cálculo da pegada de carbono de nossos produtos, e constantemente levamos os limites do baixo consumo de energia em nosso compromisso contínuo de combater as mudanças climáticas. 

Também acreditamos no uso da tecnologia sustentável para sentir e monitorar o mundo natural, bem como conectar tudo e todos.

Tecnologia sustentável para resfriar o planeta

A Huawei acredita que a tecnologia sustentável é essencial para o planeta. Ela deve estar ligada de uma forma saudável com a natureza, uma crença intrínseca ao design de nossos produtos e soluções.

O Relatório SMARTer2030 do GeSI prevê que as emissões de dióxido de carbono da indústria das TICs continuarão a diminuir em porcentagem das emissões globais graças a melhorias contínuas na eficiência energética dos equipamentos da TIC

Outras indústrias também podem reduzir as emissões de carbono ao implantar soluções de TIC. As previsões são animadoras e mostram que, até 2030, a redução total das emissões de CO2 alcançada pela implantação da tecnologia sustentável será cerca de 10 vezes maior às emissões produzidas pela própria indústria das TICs.

Para atingir metas de redução do uso de energia e emissões, é vital que todos os operadores e fornecedores de equipamentos trabalhem juntos em um espírito de responsabilidade compartilhada. 

Em Sichuan, unimos forças com a China Telecom para alcançar nossos respectivos objetivos de desenvolvimento sustentável através da tecnologia de fibra óptica inovadora e métodos revolucionários de conexão.

A fibra óptica

A fibra óptica é uma das tecnologias sustentáveis que existem.

A fibra é uma tecnologia sustentável que usa de 60% a 75% menos energia do que o cobre. Com base nisso, desenvolvemos uma tecnologia de backplane que nos permite imprimir mais de 1.000 fibras ópticas em um backplane óptico do tamanho de uma folha de papel A4. 

Por sua vez, usamos o backplane para criar uma série de produtos OXC que reduzem a pegada da sala de equipamentos em 90% e realizam economias de consumo de energia de 60%.

A China Telecom Sichuan procura alcançar o equilíbrio entre tecnologia e sustentabilidade através de telecomunicações de baixo carbono e desenvolvimento sustentável. Para isso, começou a construir uma rede totalmente óptica para substituir completamente cabos de cobre por fibra em 2012. 

Desde grandes centros urbanos até vilas remotas localizadas nas montanhas e planaltos nevados – agora todos estão cobertos por essa rede sustentável.

“À medida que respondemos à transformação digital e aos desafios de médio a longo prazo trazidos pelo desenvolvimento de novos serviços na era da conectividade em nuvens, o produto OXC da Huawei atende às necessidades de redes em rápido crescimento graças à rede de cubo óptico. Também nos permite perceber o potencial de desenvolvimento sustentável que os sistemas de rede de banda larga, baixa latência e baixo consumo de energia trazem.”

– Zhao Minghan, Departamento de Desenvolvimento de Rede, China Telecom Sichuan

Em 2020, a China Telecom Sichuan começou a atualizar sua rede com o equipamento OXC da Huawei em 12 núcleos centrais de backbone em sua rede de fibra em toda a província, levando a construção de uma rede sustentável para o próximo nível.

Ya’an: Construindo uma Sichuan mais sustentável

A sustentabilidade e tecnologia podem andar juntas para transformar o mundo através de soluções inovadoras.

Conhecida pelos moradores como os “pulmões de Sichuan”, a cidade de Ya’an tornou-se uma das primeiras áreas de demonstração para a digitalização sustentável sob um projeto emblemático para torná-la o centro digital do oeste da China. 

A conectividade totalmente óptica usando a tecnologia Huawei vai tornar as comunicações mais sustentáveis e irá inaugurar um novo amanhecer ecológico para Sichuan, garantindo a harmonia entre a tecnologia e sustentabilidade.

A OXC tem ajudado a resolver uma série de questões, como: 

  • tráfego de rede desigual;
  • recursos insuficientes da sala de equipamentos;
  • espaço excessivo utilizado pelas soluções ROADM tradicionais nas salas de equipamentos. 

Isso ajudou a impulsionar o reconhecimento da iniciativa digital de Ya’an. Por meio da formação de uma rede de cubo óptico, esse novo método de conexão para sites de rede pode atender às demandas de redes de banda larga, baixa latência e baixo consumo de energia.

Graças à energia sustentável da solução OXC, a rede portadora de cubo óptico pode conservar 250.000 kWh por ano, o equivalente a plantar mais de 2.000 árvores. Quando Sichuan concluir o projeto da cidade óptica, economizará 8 milhões de kWh de energia – o equivalente a mais de 64.000 árvores – por ano.

Os benefícios ecológicos da tecnologia sustentável também ajudarão a indústria das comunicações a alcançar metas de desenvolvimento para a conservação de energia. No futuro, a nossa tecnologia de fibra óptica irá beneficiar mais lugares e permitir que mais indústrias cortem as emissões de carbono. 

A Huawei espera trabalhar com mais operadores e fornecedores de equipamentos de todo o mundo. Juntos, podemos avançar e gerar inovações TIC que possam preservar a biodiversidade, os recursos e a beleza natural, e ajudar a alcançar um futuro melhor para a humanidade através da harmonia entre a tecnologia e sustentabilidade. 

Vamos garantir que a tecnologia e a natureza coexistam em harmonia.

E para ficar por dentro das tecnologias, tendências e inovações, navegue pelo blog da Huawei Cloud e saiba como digitalizar e transformar sua empresa da melhor forma! 

Este artigo foi útil?

Obrigado pela avaliação!

Sim Não

Traduzido e Adaptado

Artigo original

Deixe seu comentário

Nome * Campo Obrigatório
E-mail * Campo Obrigatório * E-mail Inválido