Há 23 anos no Brasil, a Huawei vem trazendo inovações para agregar ainda mais valor aos clientes. Temos feito tudo o que podemos para preencher a lacuna digital e atender às necessidades de conectividade e garantir uma tecnologia acessível para o maior número de pessoas possíveis. 

Queremos tornar os serviços digitais mais simples e igualmente acessíveis a todos e contribuir para o desenvolvimento social e econômico. A tecnologia é essencial em quase tudo no nosso dia a dia e o valor que ela cria deve ser compartilhado. 

Isso nos tornou o que somos hoje, e continuará a nos fazer avançar nos próximos 30 anos.

Trabalhamos com transportadoras e outros setores da indústria para conectar pessoas em todos os cantos da Terra, sejam cidades fronteiriças na África, o topo do Monte Everest, nações árticas remotas como a Groenlândia, ou regiões não conectadas em países de primeiro mundo. 

Ao ajudar as pessoas a se conectarem com a tecnologia de TIC, esperamos oferecer a elas um acesso prontamente disponível aos serviços de conhecimento, informação e comunicação que estão procurando.

Exemplo prático da aplicação de uma tecnologia acessível

Pegamos como exemplo a Nigéria, onde mais de 50% da população da vive em áreas rurais espalhadas por vastas pastagens e florestas. 

Muitos dos moradores não possuem infraestrutura básica de comunicação e acesso à energia elétrica.

O rendimento local é baixo, o que significa que demora muito tempo a recuperar investimentos na construção de redes. Isso fez com que a maioria dos fornecedores pensassem duas vezes sobre a entrada no mercado.

Mas a Huawei fez o contrário. Para enfrentar os desafios específicos de áreas remotas em países como a Nigéria, desenvolvemos uma solução chamada RuralStar 2.0 para ajudar a oferecer uma tecnologia acessível, mesmo em regiões com difícil acesso. 

RuralStar 2.0

A RuralStar proporciona mais conexões de rede para áreas remotas.

Cada estação RuralStar 2.0 tem seis painéis solares, e não precisa de fonte de energia externa.

Além disso, é compacta, leve e fácil de instalar. O grupo MTN, uma transportadora multinacional na África, implantou esta solução para trazer conexões de rede para muitas áreas remotas na Nigéria. 

Os benefícios foram imediatos. Veja o depoimento do diretor de uma escola primária de um pequeno vilarejo: 

“Agora não precisamos pegar ônibus para o Departamento de Educação a 30 quilômetros de distância apenas para buscar materiais didáticos. Esta comunicação sem fio nos permite aprender mais rápido e facilmente.”

A tecnologia acessível RuralStar permite conectividade em todos os tipos de terreno, incluindo:

  • planícies;
  • colinas;
  • desertos;
  • ilhas. 

No final de 2018, já tínhamos implantado essa solução em mais de 50 países e regiões, incluindo Gana, Nigéria, Quênia, Argélia, Tailândia e México. A RuralStar é usada em mais de 110 redes em todo o mundo, conectando 40 milhões de moradores rurais.

Exclusão digital em países desenvolvidos

A exclusão digital não acontece só nos países em desenvolvimento, alguns países desenvolvidos têm um acesso desigual e ruim aos serviços digitais e também necessita de maiores investimentos em tecnologia acessível. 

Por exemplo, no final de 2018, o regulador de telecomunicações francês (ARCEP) , tinha identificado mais de 4.000 zonas brancas (áreas e cidades que não tinham cobertura de rede). Os habitantes destas cidades representavam 1% da população total do país. 

Para conectá-los, o governo francês lançou um projeto de zona branca ao qual a Huawei está envolvida desde 2011, trabalhando com operadoras para implantar redes 3G. 

Em 2018, ajudamos a fornecer acesso 3G a 3.300 das 4.000 zonas brancas e, em 2019, iniciamos a implementação 4G. A meta é que todas essas zonas devem ter cobertura 4G até 2022.

Aplicações e capacitações para permitir uma tecnologia acessível

Um outro exemplo de tecnologia acessível é o aplicativo StorySign.

Mas a nossa inovação não para na conectividade, trabalhamos também no desenvolvimento de aplicações e capacitação para trazer todos os benefícios da tecnologia digital

Trabalhando em conjunto com a União Europeia dos Surdos, desenvolvemos um aplicativo chamado StorySign que usa IA (inteligência artificial) e RA (realidade aumentada) para ajudar as crianças surdas a superar barreiras quando aprendem a ler. 

Tudo o que elas precisam fazer é aproximar o dispositivo de um livro e um avatar animado aparecerá na tela para traduzir o texto escrito para a linguagem de sinais. Isso faz a ponte entre a fonética e a linguagem escrita e torna a leitura mais divertida para as crianças surdas.

Queremos aprimorar a tecnologia para cada pessoa, casa e organização, mas a realidade é que ainda temos um longo caminho a percorrer. 

De acordo com a GSMA, 66% das famílias do mundo permanecem desconectadas e quase 4 bilhões de pessoas não têm acesso à Internet. Além disso, mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm um serviço de banda larga móvel confiável.

Com a chegada do 5G, continuaremos a trabalhar duro para fornecer a todos uma tecnologia acessível e disponível para os serviços digitais.

5G ecológico: as centrais de 5G da Huawei consomem 20% menos energia

Além de oferecer tecnologia acessível para as pessoas, a preocupação com a proteção do ambiente também é um componente fundamental das nossas iniciativas de desenvolvimento sustentável.

Estamos inovando muito para reduzir o consumo de energia de nossos produtos de rede para termos um mundo mais sustentável.

Acreditamos que a economia digital precisa ser uma economia sustentável, na qual a política e a inovação nos permitam usar os recursos de forma eficiente, ao mesmo tempo que proporcionamos bem-estar de uma forma inclusiva e protegendo os sistemas naturais que são fontes das nossas vidas.

À medida que o mundo se torna mais conectado, a eficiência energética se torna uma consideração importante para as futuras redes de comunicação.

Temos de utilizar menos energia para transmitir mais dados e reduzir o consumo global de energia. Para isso acontecer, podemos contar com a ajuda das tecnologias TIC.

Há uma grande preocupação com o consumo de energia das redes 5G, considerando que elas terão uma capacidade muito maior e transmitirão dados a velocidades muito mais rápidas. 

Dado o grande número de conexões que esperamos ver, você pode pensar que as redes 5G vão consumir o dobro da quantidade de energia que a 4G, mas não é esse o caso. 

As redes 5G já estão sendo implantadas e prevemos que, para a mesma cobertura geográfica, o consumo geral de energia das redes 5G será no mesmo nível que as do 4G.

Importante também frisar que, com o 5G, podemos usar menos energia para transmitir mais dados

Com 1 kWh de eletricidade, podemos transmitir 5.000 GB de dados através de uma rede 5G. Isso equivale a cerca de 5.000 filmes ultra-HD. Com 4G, a mesma quantidade de eletricidade só geraria cerca de 300 filmes em HD.

O 5G da Huawei é de 10 a 20 vezes mais eficiente do que o 4G em termos de energia.

O consumo geral de energia das nossas centrais de base 5G está quase no mesmo nível do 4G, apesar de suportarem uma capacidade muito maior em velocidades mais altas.

Como a Huawei oferece o serviço 5G mais eficiente?

O alto nível de eficiência dos serviços oferecidos é resultado de investimentos em pesquisas e desenvolvimento de produtos. 

Conseguimos alcançar esse nível através de uma ampla inovação em pesquisa 5G, desenvolvimento de produtos e engenharia.

  1. Em primeiro lugar: temos os nossos circuitos. A Huawei utiliza circuitos altamente integrados, o que torna nossas placas mais integradas, reduz o número de componentes de bordo e reduz o consumo de energia dos módulos.
  2. Em segundo lugar: temos as nossas inovações em software de sistema e serviços profissionais. Usamos a IA para reduzir o consumo de energia de equipamentos de rede sem fio em 10% a 15%, sem qualquer impacto no desempenho da rede. Isso permite uma economia de energia ideal em toda a rede.
  3. Em terceiro lugar: estamos sempre fazendo melhorias em nosso hardware para aumentar a eficiência energética. Por exemplo, usamos processos avançados para melhorar a conversão de energia e usamos tecnologia de dissipação de calor biomimético para reduzir o consumo de energia.

Finalmente, o projeto do nosso site 5G. A solução 5G simplificada da Huawei, um projeto modular para centrais de base totalmente externas, não requer ar-condicionado. Isso reduziu consideravelmente o consumo de energia.

Combinando nossos pontos fortes em software e hardware, conseguimos reduzir o consumo de energia para 20% menos do que a média da indústria. O nosso equipamento 5G é mais eficiente em termos energéticos. Com as soluções certas, o 5G da Huawei é sustentável.

Ao nos preocuparmos com a sustentabilidade em nossos projetos, contribuímos para o desenvolvimento sustentável da infraestrutura global de TIC.

O que esperar para o futuro?

Tem muita coisa acontecendo hoje em dia e a Huawei está enfrentando alguns desafios, então algumas pessoas estão se perguntando: a Huawei vai sobreviver? Os produtos e serviços são seguros e confiáveis?

Podemos dizer com certeza que sobreviveremos e prosperaremos. O nosso crescimento é sustentável e vamos ultrapassá-lo, chegando numa posição ainda melhor, garantindo cada vez mais uma tecnologia acessível para mais pessoas.

Há quatro razões para isso:

1 – Inovação

Em um ambiente competitivo e sempre em mudança, a inovação é a base da sobrevivência. O forte investimento da Huawei em pesquisas básicas e tecnologias de engenharia nos permite avançar de forma constante, apesar das pressões externas.

2 – Valores

Manter os valores fundamentais da empresa é essencial nesse processo para garantir a tecnologia acessível para todos.

Vivemos os nossos valores fundamentais: 

  • foco no cliente;
  • dedicação;
  • perseverança. 

Esses valores estão no coração da nossa cultura corporativa – uma equipe de mais de 190 mil pessoas.

3 – Comprometimento com a segurança

Estamos comprometidos com o desenvolvimento de produtos e serviços digitais seguros e confiáveis. 

Estabelecemos um sistema abrangente de garantia de segurança cibernética que cobre tudo, desde a organização, o pessoal, os processos, até os sistemas de TI, para garantir comunicações coerentes e seguras em todas as situações.

4 – Programa de continuidade

Temos um programa de continuidade de fornecimento maduro para todos os aspectos do nosso negócio, incluindo: 

  • tecnologia;
  • produtos;
  • compras;
  • fabricação;
  • logística;
  • vendas;
  • serviços. 

Estamos trabalhando nesses programas há mais de uma década, e podemos garantir a continuidade do fornecimento em todo tipo de emergência.

Nos últimos 32 anos, prestamos serviços a mais de três bilhões de pessoas em mais de 170 países e regiões. 

A Huawei desempenha um papel fundamental na sustentabilidade do ecossistema global da TIC. Garantir operações de redes estáveis e seguras para nossos clientes, usuários e parceiros globais é fundamental, e consideramos que é uma das nossas responsabilidades mais importantes.

Franqueza, colaboração e sucesso compartilhado

A colaboração aberta é fundamental para atingir os nossos objetivos de desenvolvimento sustentável. 

Acreditamos que trabalhar em conjunto leva ao sucesso compartilhado, e é por isso que nos engajamos proativamente com todas as partes interessadas, incluindo clientes, governos e organizações do setor.

Juntos, queremos construir um ecossistema sustentável que seja mais inclusivo, flexível e responsivo.

Vamos continuar a colaborar e promover o sucesso compartilhado. Continuaremos a desenvolver a indústria e a ampliar o mercado. Continuaremos a capacitar e a preparar o solo para todos interessados.

A colaboração aberta é boa para toda a indústria, e se esperamos construir um mundo mais conectado e inteligente, precisaremos trabalhar juntos. Trabalhando juntos, podemos fornecer aos nossos clientes o melhor serviço e suporte possível.

Esperamos ver mais cooperação no futuro. Vamos continuar a investir em inovação conjunta, vencendo desafios técnicos, e promovendo atualizações do setor com os nossos parceiros. Juntos, tornaremos a tecnologia digital igualmente acessível a todos.

Se você gostou deste artigo sobre tecnologia acessível e quer saber mais sobre as tecnologias que podem ajudar sua empresa a se desenvolver de forma eficiente e segura, confira outros conteúdos do blog.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela avaliação!

Sim Não

Traduzido e Adaptado

Artigo original

Comentários

  • Noysisprode

    13 de maio de 2021 | 18:32

    very nice blog af62fod23441k83b

Deixe seu comentário

Nome * Campo Obrigatório
E-mail * Campo Obrigatório * E-mail Inválido