Se alguém fizesse essa pergunta há dez anos, provavelmente a resposta seria outra. Mas, hoje, podemos analisar os rumos das atuais tendências tecnológicas — e as mais consolidadas em médio e longo prazo — para apontar rumos interessantes para quem vai investir nesse mercado em constante expansão.

Foi por isso que pensamos neste post! Ao longo dos próximos tópicos, vamos falar a respeito das tendências do e-commerce e as novas tecnologias que vão ditar como será o futuro do nosso país e de outras regiões do mundo que também investem pesado em comércio eletrônico. Confira!

Qual é o futuro do e-commerce?

A tecnologia tem sido profundamente participativa no desenvolvimento do e-commerce. Não poderia ser diferente, já que o comércio eletrônico nasceu, justamente, a partir das novas tecnologias e daquelas que, nos últimos anos, mostraram-se as mais confiáveis.

O Big Data, por exemplo, modificou a maneira com a qual as empresas se relacionam com os seus consumidores e clientes em potencial. É um meio de captar, armazenar e utilizar dados de maneira estratégica para criar ofertas mais e mais personalizadas.

E não vamos fugir muito desse tipo de planejamento. Não, ao menos, em curto prazo.

Dê uma olhadinha em qual é o futuro do e-commerce a partir das soluções digitais mais usadas pelas grandes empresas do setor de comércio eletrônico!

Inteligência artificial

O futuro do e-commerce no Brasil e no mundo reside na inteligência artificial. Com os avanços desse tipo de tecnologia, os empreendedores podem aprender mais sobre os hábitos dos seus consumidores, adotarem respostas automatizadas para tornar a experiência de compra mais ágil e precisa, e ainda garantir novas ações estratégicas, como:

  • campanhas e ofertas personalizadas, elaboradas a partir de dados programáveis e da percepção da inteligência artificial para moldar novas promoções para um público específico;
  • acesso a informações estratégicas, o que oferece insights valiosos para o desenvolvimento da sua loja eletrônica e também para atrair e reter os seus consumidores;
  • cruzamento de informações. Isso serve para aprender mais a respeito de insights, carências e oportunidades geradas por cada compra ou visita feita à sua loja virtual. As novas ferramentas de inteligência artificial podem apontar, facilmente, qual é o futuro do e-commerce. E grande parte dele se concentra nas estratégias para tornar a experiência de compra mais personalizada e agradável.

Vale destacar que, internamente, a inteligência artificial pode contribuir para “aprender”, gradativamente, novas maneiras para atuar em diferentes maneiras de detecção e combate à fraude. Algo crucial para manter o seu negócio competitivo, seguro e lucrativo.

Chatbots

Por falar em inteligência artificial e Big Data, não há como falar sobre tendências do e-commerce e não contar algo mais a respeito do atendimento ao consumidor. Algo que tem se beneficiado, e muito, com o advento e o desenvolvimento dos chatbots.

Eles são soluções automatizadas de atendimento que minimizam a necessidade de entrar em contato com um atendente para tratar de assuntos que podem ser feitos digitalmente.

Assim, atendentes automatizados oferecem as respostas para dúvidas simples, tornando o atendimento mais ágil, eficiente e a experiência do consumidor mais positiva.

Vale destacar, ainda, a versatilidade dos chatbots. Eles podem ser aplicados em diversos canais, como:

  • Site;
  • Loja virtual;
  • Redes sociais;
  • WhatsApp.

Isso tudo só tem a beneficiar o seu trabalho e é, sem dúvidas, um dos rumos pelos quais especialistas apontam como o futuro do e-commerce.

Automação de processos

Já destacamos a importância da automação de processos, até aqui, mas vale o reforço: entre as tendências e inovações no varejo brasileiro eletrônico, o trabalho automatizado está entre os principais.

Afinal de contas, esse tipo de solução pode melhorar o trabalho interno, a experiência do consumidor e os insights para tornar a sua loja virtual mais produtiva, econômica e otimizada gradativamente.

Sem falar que a automação de processos pode ser aplicada em, basicamente, todas as etapas produtivas do seu negócio, como:

  • Atendimento ao consumidor;
  • Marketing e vendas;
  • Recursos humanos;
  • Logística;
  • Gestão.

Vale a pena avaliar quais setores e atividades podem ser automatizados. Por meio disso, tarefas mecânicas e repetitivas podem ser delegadas às máquinas, enquanto seus colaboradores assumem uma posição mais analítica e estratégica dentro da empresa.

Isso vale, inclusive, para o recolhimento de tributos. Uma maneira de manter o seu e-commerce sempre em conformidade com a lei vigente e para tornar as operações de recolhimento e declaração de tributos, taxas e impostos mais ágil, eficiente e seguro.

Logística do e-commerce

Uma boa experiência de compra não passa simplesmente por uma navegação ágil e um processo de compra facilitado em sua loja virtual. Afinal de contas, essas são apenas algumas das partes de toda a experiência.

Por isso, foque também no pós-compra — e não estamos falando do atendimento ao cliente — para que os produtos sejam entregues sem imprevistos e cumprindo todos os prazos.

Quem sabe, de maneira tão ágil que seja capaz de surpreender os seus clientes?

Foque, então, em soluções que criem uma integração entre todos os setores da sua organização. Isso serve para que o estoque, o atendimento, o planejamento de rotas e de entregas e o pós-vendas dialoguem em tempo real e com as mesmas informações.

Isso garante que todos os setores trabalhem de maneira uniforme: colaborativamente e integrados. Algo que, no fim das contas, vai causar um impacto positivo no seu consumidor e permitir que o seu negócio permaneça em constante evidência no seu setor de atuação.

Agora que você já sabe qual é o futuro do e-commerce, que tal considerar uma nova leitura para qualificar ainda mais o seu negócio? Para isso, dê uma conferida em nosso artigo que trata de um assunto de grande relevância para o comércio eletrônico em geral: o valor da cibersegurança!

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Escrito por:

Marketing Huawei

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