Os efeitos da pandemia foram além dos cuidados preventivos e no tratamento da saúde de pacientes e de pessoas que não foram infectadas pelo novo coronavírus. Muito além, na verdade.

Toda a sociedade pode estar diante de um novo processo de transformação. As tecnologias na pandemia foram exemplos claros disso, apresentando novas maneiras de trabalhar, relacionar-se com as pessoas e manter a sociedade em desenvolvimento. Não à toa, vemos uma série de efeitos da tecnologia no mercado de trabalho e novas possibilidades de aplicações para enfrentar esse período de muitas incertezas.

Quer saber quais são as novas tecnologias e os efeitos da pandemia no mundo? Basta seguir com a leitura deste post!

Quais foram os efeitos da pandemia na tecnologia?

Os investimentos em tecnologia da informação cresceram e, muito disso, em decorrência do “novo normal” proposto pela pandemia do novo coronavírus. 

Big Data e 5G se tornaram aliados mais próximos das empresas que necessitam de agilidade para a transformação digital. O mesmo vale para outras tecnologias que ajudaram na automatização de processos e na modernização do trabalho. Aqui, podemos citar a inteligência artificial e a internet das coisas (IoT).

Dessa maneira, nos aproximamos de soluções que tornaram as empresas mais flexíveis, móveis e menos dependentes de uma infraestrutura física como era, até aqui.

Computação na nuvem é um ótimo exemplo. Abandonamos, assim, a necessidade de servidores enormes e adotamos um modelo flexível e do qual podemos acessar, editar e compartilhar dados simultaneamente, seja lá da onde estivermos, e de qual hora mexemos nesses arquivos.

Os modelos de negócio também foram alterados como efeitos da pandemia

No que diz respeito ao processo de trabalho, os efeitos da pandemia nos mostraram que é possível, sim, modificar as estruturas comerciais e industriais, até, para manter-se competitivos e atuantes durante a pandemia — e, inclusive, no pós-pandemia.

Isso pode ser percebido ao redor do mundo inteiro, e não só em avanço tecnológico no Brasil. Os modelos enxutos e automatizados das startups, por exemplo, têm se tornado mais efetivos e aplicáveis para empresas de todos os segmentos e portes.

E o que isso significa? Um apoio cada vez maior em novas tecnologias para tornar os processos menos dependentes de uma estrutura física e agilidade na formulação de novos processos amparados por essas soluções.

Quais vão ser os efeitos da tecnologia no mercado de trabalho após a pandemia?

Com base nessas informações, já dá para prever uma série de mudanças e de novas tendências consolidadas no mercado de trabalho.

A seguir, vamos selecionar algumas delas. Quem sabe, a sua empresa já não faz uso de uma ou mais delas desde antes (ou durante) a pandemia do coronavírus?

Coletividade

Uma nova percepção sobre o nosso consumo desenfreado pode ter surgido. E, assim, vamos consumir, desperdiçar e poluir menos a partir de mudanças aplicadas pela tecnologia.

O modelo — integral ou híbrido — de home office pode apresentar essa mudança de maneira significativa. Talvez, o senso de coletividade já esteja sendo colocado em prática em muitas empresas.

Novas profissões

Um dos efeitos da pandemia foi a evidente necessidade por novos cargos profissionais e, também, novos serviços. Os deliveries mostraram que é possível, sim, inovar mesmo durante a pandemia para se manterem ativos e também para que as pessoas permaneçam consumindo.

E isso pode ser visto de maneira mais versátil com a necessidade proporcionada pela pandemia da COVID-19.

Tecnologia científica

A biotecnologia e a telemedicina cresceram, no último ano. A segunda, inclusive, era motivo de ampla discussão e mostrou-se muito eficiente para quem necessitava de auxílio e/ou cuidados médicos e não podia sair de casa.

Nos próximos anos, podemos ver esse tipo de trabalho em constante desenvolvimento para servir como uma alternativa às pessoas que buscam atendimento médico e não querem (ou podem) sair de casa.

Dados e algoritmos

Como mencionamos anteriormente, o Big Data, a inteligência artificial e soluções que agilizam a transmissão de dados — como a tecnologia 5G — estão ainda mais evidentes.

É por meio desse trabalho analítico e estratégico de informações digitais que o novo mercado vai se relacionar com o seu consumidor e identificar tendências, carências e oportunidades.

Mais do que nunca, os hábitos de navegação dos usuários de internet vão se mostrar valiosos para que as empresas se adaptem e inovem em seus respectivos mercados de atuação.

Para isso, é importante identificar essa mudança de pensamento e, especialmente, descobrir quais tecnologias podem fazer a diferença para o crescimento do seu negócio.

O mundo está em frequente transformação, com ou sem o advento tecnológico. Mas entre os efeitos da pandemia mais percebidos, a invasão tecnológica é uma das principais, sem dúvidas.

Para saber um pouco mais a respeito disso e entender como a transformação tecnológica está caminhando em passadas largas em nossa sociedade, temos um convite para você: dê uma conferida em nosso artigo que destaca a atual e a futura importância da inteligência artificial no mercado. Com isso, fica um pouco mais claro os rumos para onde a tecnologia tem norteado os mercados, e como a sua empresa pode se beneficiar desse tipo de solução tecnológica. Boa leitura!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela avaliação!

Sim Não

Escrito por:

Marketing Huawei

Deixe seu comentário

Nome * Campo Obrigatório
E-mail * Campo Obrigatório * E-mail Inválido