Com a pandemia da COVID-19 e o isolamento social, foi necessário adotarmos em nosso dia a dia novas práticas para nos adaptarmos ao que chamamos de novo normal.

Esse novo normal foi uma ruptura de comportamento que antes tínhamos como algo comum da nossa rotina e foi se transformando conforme as necessidades para garantir a segurança de todos.

Aos poucos as empresas estão retomando suas atividades nos escritórios de forma presencial, mas para isso ainda serão necessárias algumas atitudes para mantermos tudo em ordem e segurança.

Se você quer saber mais sobre o comportamento ideal que deve ser adotado pelas empresas ao voltarem para os escritórios, continue lendo o artigo!

A Huawei

Quando entrei para a Huawei no final de 2011, fui contratado para ajudar a configurar as práticas de vendas de soluções industriais para a região da União da Europa Ocidental. 

Fui nomeado especialista em vendas de soluções industriais e CTO para UC&C – Unified Communications & Collaboration, na íntegra. 

Meu trabalho era ajudar a desenvolver, comercializar e unir ofertas do nosso CNBG (Carrier Network Business Group) e do CBG (Consumer Business Group) com soluções EBG (Enterprise Business Group), tornando-as E2E: end-to-end (no português, de ponta a ponta).

Comecei a posicionar o EBG como a cola entre os dispositivos que as pessoas carregam e utilizam diariamente, e a infraestrutura convergente (móvel) de banda larga unificada que conecta as pessoas às suas organizações e serviços de informação.

Para ter uma mensagem convincente e não simplesmente repetir o que a concorrência estava dizendo, eu comecei a propor sobre a importância de entender a maneira como as pessoas trabalham juntas e compartilham informações entre equipes e departamentos usando seus dispositivos, independentemente de sua localização.

UC&C: Colaboração e Comunicação do usuário

Naquele momento a UC&C se tornou uma tecnologia para ajudar a instalar “o novo jeito de trabalhar” e substituir o sistema telefônico. Na Huawei, tomamos a direção dos negócios da indústria e seus usuários como pontos focais de nosso projeto de solução.

Não temos linhas de produtos verticalizadas, em vez disso, oferecemos uma camada horizontal de soluções divididas em linhas de negócio. Isso significa que se você está procurando soluções maduras, comercialmente disponíveis e prontas para ajudar a resolver problemas de negócios do mundo real, a Huawei é a solução ideal.

Soluções para o trabalho remoto

Algumas ferramentas estão sendo usadas para simular um ambiente de escritório nas casas dos colaboradores da empresa.

A ampla família de produtos da Huawei inclui soluções de telepresença imersivas e baseadas em sala de última geração, unidades de controle multiponto (MCUs), terminais de vídeo baseados em hardware projetados para várias camadas do mercado, e clientes de softwares para desktop/mobile.

Para explorar ainda mais o mercado das pequenas e médias empresas (PME), lançamos o TE10 e TE20: terminais de conferência inovadores destinados a desbloquear oportunidades de crescimento no segmento PME, oferecendo um grau notável de relação custo-benefício.

Neste momento, fomos confrontados com o que era — pelo menos para nós — um novo normal. 

PME e Small Office/Home Office (SOHO) surgiram como um mercado acessível onde poderíamos encontrar freelancers, consultores independentes, trabalhadores flexíveis, contratantes e assessores. E esses grupos estão cada vez mais trabalhando de casa ou em espaços e escritórios remotos.

Este novo mercado para clientes de softwares para desktop/mobile e terminais multifuncionais, como TE10 e o TE20, surgiu em escritórios remotos, home offices e mobile offices. 

Um valor enorme foi desbloqueado por essas ferramentas, destinadas a criar um ambiente semelhante ao de escritório longe do escritório físico, permitindo trabalhar em casa – e em muitos outros lugares – como uma alternativa de escritório.

O novo normal para as empresas

O trabalho remoto como uma nova forma de trabalhar e UC&C já existe há algum tempo. No entanto, com a COVID-19, o trabalho a partir de casa tornou-se o novo normal para todos da noite para o dia

Os serviços de help desk atendem chamadas de serviço de casa, as reuniões mudaram repentinamente para online e o compartilhamento de informações, exposições do setor e seminários, tornaram-se todos webinars, realizados remotamente.

Em muitas empresas as pessoas são livres para se sentar onde quiserem, usar o dispositivo de sua escolha ou BYOD (Bring Your Own Device, no português, trazer o seu próprio dispositivo), e compartilhar informações entre equipes e departamentos, independentemente da localização e fuso horário.

Apesar disso, a maior parte do trabalho, em algum momento, ainda ocorre no escritório, principalmente nos departamentos administrativos, na logística e na cadeia de suprimentos. 

O objetivo é, obviamente, aumentar a produtividade, aumentar a eficiência nas operações diárias e assegurar comunicações de escritório eficazes, mas não para todas as funções de trabalho e não em todos os cenários de escritório. 

Os cuidados para a volta para os escritórios

O novo normal nas empresas exige alguns cuidados por parte de todos.

Mantenha a distância

Durante toda a pandemia observamos a necessidade de distanciamento físico. Apertos de mão como saudação estão em declínio e fazemos o uso de máscaras ao sairmos nas ruas ou ao entrarmos em contato próximo com outras pessoas.. 

Todos lavamos as mãos, provavelmente bem mais do que lavávamos antes. E todos prestamos muito mais atenção, tanto a nós mesmos quanto àqueles ao nosso redor. Como me sinto esta manhã? Quem está espirrando ou tossindo? Estou distante o suficiente?

Novo comportamento nos escritórios

Agora que os países estão suspendendo restrições de confinamento e abrindo cautelosamente as empresas, existem várias diretrizes e precauções para garantir que qualquer abertura seja segura. Estamos trazendo o novo normal de volta ao escritório tradicional, uma reviravolta inusitada do destino.

Esta nova forma de trabalhar no escritório será cada vez mais como trabalhar a partir de casa. Não vamos mais até o local de trabalho de um colega, como costumávamos fazer antes, sem parar para pensar. 

Em vez disso, vamos verificar se ele ou ela está online e enviar uma mensagem. Poderemos fazer uma chamada de vídeo, para que a conversa se torne mais pessoal, mas, na verdade, estaremos trabalhando remotamente, sentados em nosso escritório.

E quando nos encontrarmos presencialmente, sentaremos mais longe numa sala de reuniões. Antes de entrar ou sair, usaremos higienizador de mãos antes e depois de tocar numa maçaneta ou num botão do elevador. 

Por fim, provavelmente usaremos máscaras faciais e a nossa temperatura será medida ao entrar e ao sair de prédios de escritórios.

O cenário do novo normal

Navegando pelo novo normal nas empresas, já podemos ver que os espaços de escritório abertos voltam a ser cubículos com telas ou separadores entre os funcionários. 

Além disso, é provável que algumas salas de escritórios sejam reservadas como salas de quarentena, caso algum colega desenvolva sintomas de COVID-19.

Um cenário de trabalho remoto no escritório provavelmente será o novo normal quando voltarmos ao escritório. E isso seria impossível de prever seis meses atrás.

Qual é a sua opinião sobre o novo normal e a volta ao escritório? Qual a maior mudança que você prevê? Deixe-nos saber, comente abaixo.

E continue navegando pelo blog Huawei para conhecer as melhores dicas e soluções para a transformação digital da sua empresa!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela avaliação!

Sim Não

Warning: file_get_contents(): SSL operation failed with code 1. OpenSSL Error messages: error:1416F086:SSL routines:tls_process_server_certificate:certificate verify failed in /var/www/html/blog/wp-content/themes/blog-huawei/template-part/single/single-tags.php on line 7

Warning: file_get_contents(): Failed to enable crypto in /var/www/html/blog/wp-content/themes/blog-huawei/template-part/single/single-tags.php on line 7

Warning: file_get_contents(https://huaweibra.com.br/blog/wp-content/themes/blog-huawei/assets/icons/tag.svg): failed to open stream: operation failed in /var/www/html/blog/wp-content/themes/blog-huawei/template-part/single/single-tags.php on line 7
Tags:

Traduzido e Adaptado

Artigo original

Deixe seu comentário

Nome * Campo Obrigatório
E-mail * Campo Obrigatório * E-mail Inválido