A Huawei, que está presente no país há 20 anos, tem grande participação no desenvolvimento da economia no Brasil. Para isso, tem se apresentado como uma das marcas mais versáteis na elaboração e aprimoramento de soluções alinhadas à transformação digital. Mas, especificamente, como a Huawei pode ir ainda além no crescimento econômico do Brasil? Vamos discutir neste post, justamente o impacto da tecnologia na economia. Confira!

A Huawei no Brasil

Nesse tempo em que a Huawei vem se consolidando no país, muita coisa já aconteceu. Entre elas, o pioneirismo e protagonismo, na maior parte das vezes, em construir redes seguras de banda larga fixa e móvel — algo que vai desde a tecnologia 2G ao 4G e, agora, com a implementação em escala global da revolucionária tecnologia 5G.

A mesma, inclusive, faz parte ativa da economia do Brasil, estando junto de mais de 500 empresas no país — com representantes tanto no setor privado quanto no público — e dos mais variados segmentos de atuação e portes.

Os próximos passos para promover o impacto da tecnologia na economia

Com essa parceria de destacado sucesso, espera-se que a Huawei alcance resultados ainda mais promissores para o crescimento econômico do Brasil. E não faltam exemplos para mostrar o quanto isso já vem sendo desenvolvido em curto, médio e longo prazo.

Nos próximos anos, grande parte do crescimento econômico do Brasil pode atender por um nome em particular: indústria 4.0. Esse é o nome popular que muitos profissionais de tecnologia e gestores industriais têm dado à nova revolução industrial. Algo que você já deve imaginar que tem tudo a ver com um amparo tecnológico ainda mais próximo da sua mão de obra e maquinários.

Estudo da Deloitte tem valorizado, inclusive, que o 5G pode trazer um substancial aumento no PIB brasileiro. Afinal de contas, o uso dessa tecnologia e outras, como a inteligência artificial, o Big Data, a internet das coisas e o cloud computing, entre outras, podem aumentar a produtividade e, paralelamente, reduzir os custos de produção e associados, a desperdícios na rotina de trabalho.

Vale mencionar que isso já vem acontecendo gradualmente. Bom exemplo é a tecnologia 5G presente em uma fábrica de Sorocaba, São Paulo, cujo ciclo de produção foi significativamente reduzido de 17 para 7 horas. Além disso, registrou-se um ganho de 25% em eficiência. 

Outro ponto de destaque da Huawei na indústria brasileira foi observado no segmento de energia solar. Por meio da integração de tecnologias (5G com IA e energia fotovoltaica), a indústria também foi fortalecida.

A tendência é que, quanto mais rápido o 5G ser disseminado no país, mais rápido a economia do Brasil pode crescer. Pois são soluções que podem se associar com agilidade e eficácia ao seu processo de trabalho e, com isso, trazer equilíbrio em:

  • Produtividade;
  • Eficiência;
  • Economia;
  • Lucratividade.

A revolução tecnológica na indústria do país

Durante o mais recente fórum “Tecnologia e Sustentabilidade: Todos são Incluídos”, a Huawei anunciou mais projetos que têm tudo a ver com a indústria brasileira: um deles é o programa “Seeds for future 2.0”. A ideia geral consiste no investimento de US$150 milhões para o desenvolvimento de talentos digitais nos próximos cinco anos. A expectativa é que esse projeto beneficie 3 milhões de pessoas. 

Dessa maneira, a Huawei e o Brasil formam mais uma parceria de sucesso. Agora, para reduzir a desigualdade tecnológica e aumentar o acesso a novos conhecimentos e tecnologias para a transformação digital fazer cada vez mais parte de todos os setores da economia e da sociedade, igualmente. “As habilidades e a alfabetização digitais não são apenas a base para a economia digital, são também um direito humano básico definido pelas Nações Unidas”, comentou o presidente da Huawei, Liang Hua.

Esse tipo de iniciativa não é recente. A Huawei já implementou algo parecido, por meio de bolsas de estudo, em 2008 —pouco mais de 1,5 milhão de pessoas, de cerca de 150 países, já foram impactadas positivamente com esses programas de desenvolvimento de talentos.

A Huawei de olho no futuro

Existem, é claro, muitas outras patentes, tecnologias, projetos e campanhas que a Huawei tem desenvolvido em escala global e que, certamente, podem ser desfrutadas pela economia do Brasil. Em busca de um mundo mais sustentável em um ambiente pós-pandemia, por exemplo, a Huawei tem focado em soluções para um desenvolvimento mais sustentável. 

“A Huawei tem aproveitado sua vasta experiência em eletrônica e armazenamento de energia, bem como seu conhecimento técnico em 5G, Nuvem e IA, para desenvolver seu negócio de energia digital e fornecer soluções de energia digital para diferentes setores” também afirmou Liang Hua no mesmo evento.

Tem-se a expectativa de que a Huawei consiga produzir, a partir de suas soluções digitais e outras tecnologias, 325 bilhões de kWh de eletricidade a partir de fontes renováveis. Uma economia gritante em energia elétrica, por exemplo, e em emissão de CO². Uma coisa é tão certa quanto os projetos aqui citados para o desenvolvimento econômico do Brasil: a Huawei está de olho no futuro, já implementando soluções para o presente!

Fique de olho em nosso blog para saber mais a respeito de tudo o que a empresa tem realizado e que ainda vai realizar brevemente!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela avaliação!

Sim Não

Escrito por:

Marketing Huawei

Deixe seu comentário

Nome * Campo Obrigatório
E-mail * Campo Obrigatório * E-mail Inválido