Nas empresas, enquanto os departamentos de TI lutam para acompanhar as mudanças anuais de tecnologia, os funcionários desejam cada vez mais usar seus próprios dispositivos para acessar os dados corporativos.

Neste contexto, como parte dessa consumerização, o método Bring Your Own Device (BYOD), em português, “Traga seu próprio dispositivo”,  incentiva os funcionários a trabalharem no dispositivo que escolherem. Para as empresas, a estratégia gera aumento de produtividade e redução de custos.

De acordo com estudo da Bitglass, em 2018, 85% das empresas já estavam adotando a metodologia BYOD.

Essa é uma tendência crescente, que abrange iniciativas semelhantes como “Traga sua própria tecnologia” (BYOT) e “Traga seu próprio PC” (BYOPC). A proposta é capacitar a força de trabalho por meio da chamada “consumerização de TI”.

Mas BYOD também traz riscos. Isso porque se não for bem compreendida e regulamentada, pode ameaçar a segurança de TI e colocar em risco os sistemas de negócios confidenciais da empresa.

Neste artigo, apresentaremos o conceito, as vantagens, desvantagens e os cuidados necessários no uso desta estratégia. Continue lendo o texto!

BYOD: tendência crescente com o home office

Com a ampla adoção do trabalho remoto, motivada principalmente pelo isolamento social provocado pela pandemia, as organizações têm a obrigação de apoiar os colaboradores com as ferramentas necessárias para as entregas dos serviços. 

Na prática, com o acesso remoto à rede corporativa, o usuário consegue manter uma jornada de trabalho flexível, além de ter conexão com a rede institucional a partir de qualquer lugar. É neste contexto que as soluções BYOD ganham cada vez mais espaço. 

A prática também é considerada por algumas empresas como parte da “TI sombra”, que se refere a software ou hardware sem suporte de TI.

O que é BYOD? 

Entenda o que é BYOD e quais as vantagens e riscos dessa tendência.

O BYOD é a tendência de funcionários usarem dispositivos pessoais para se conectar às redes organizacionais e acessar sistemas relacionados ao trabalho e dados potencialmente sensíveis ou confidenciais. 

O colaborador pode usar vários dispositivos pessoais, como smartphones, notebooks, tablets ou unidades USB.

Para ter uma ideia da relevância deste tema, basta analisar alguns dados:

  • 67% dos funcionários usam dispositivos pessoais no trabalho;
  • O uso de smartphones aumenta a produtividade em 34%, sendo que 36% das empresas têm pelo menos metade de seus funcionários usando seus smartphones pessoais para fins de trabalho;
  • 87% das empresas dependem da capacidade de seus funcionários de acessar aplicativos de negócios móveis de seus smartphones;
  • 69% dos executivos de TI nos EUA dizem que BYOD é uma boa abordagem;
  • No Reino Unido, 45% das empresas já têm BYOD;
  • BYOD gera uma média de 350 dólares de valor a cada ano por funcionário móvel;
  • O tamanho do mercado BYOD deve chegar a US$ 366,95 bilhões em 2022.

Sem dúvida, o acrônimo BYOD é uma tendência que está transformando o modo como os colaboradores usam seus próprios dispositivos para realizar suas tarefas de trabalho.

Por que o BYOD é importante?

Agora que você já sabe o que é BYOD, é importante compreender que a força motriz do conceito é o alcance de uma nova autossuficiência de TI entre os funcionários da empresa que já possuem e usam laptops, tablets e smartphones pessoais.

Os dispositivos móveis costumam ser mais novos e avançados do que os equipamentos implantados por muitos departamentos de TI. É fato que a rápida adoção de ultrabooks leves, por exemplo, está mudando a maneira como as pessoas desejam trabalhar. 

Uma vez acostumado com o seu dispositivo pessoal, o usuário dificilmente terá a mesma produtividade em uma máquina inferior. 

Por isso, adotar a ideia BYOD é tão importante. Como vimos nos dados citados anteriormente, a empresa ganha muito quando prioriza a experiência de uso do colaborador na sua jornada de trabalho.

Certamente é mais simples fornecer hardware e aplicativos de software aprovados, de modo que a empresa mantenha o controle total sobre eles. Contudo, resta saber se essa é a alternativa mais viável ou não. 

Benefícios do BYOD

O aumento da produtividade dos colaboradores é um dos benefícios da estratégia de BYOD.

Existem algumas vantagens principais em operar uma estratégia de BYOD, incluindo: 

  • Maior satisfação e retenção dos colaboradores por conta da jornada de trabalho flexível;
  • Aumento de produtividade, já que os profissionais trabalham com mais conforto e velocidade com seus próprios dispositivos;
  • Economia de recursos: afinal, não haverá gastos de TI em hardware, licenciamento de software ou manutenção de dispositivos.

Ao permitir que os funcionários acessem com segurança e facilidade os dados corporativos em seus próprios dispositivos, os níveis de produtividade irão aumentar naturalmente.

Em termos de economia de custos, há enormes benefícios, pois as empresas não precisam gerenciar e financiar um segundo dispositivo para os colaboradores.

Neste contexto, para decidir se uma estratégia BYOD é viável para sua empresa, o melhor caminho é fazer uma análise, simplesmente avaliando os benefícios versus os riscos.

Riscos do BYOD

Além de entender o que é BYOD e conhecer suas vantagens, é importante que as empresas considerem todas as implicações de permitir que os dados corporativos sejam acessados ​​em dispositivos pessoais sobre os quais elas podem ter pouco ou nenhum controle.

Dentre as desvantagens do uso de dispositivos pessoais no trabalho, vale citar algumas:

  • Possíveis violações de dados devido à perda, extravio ou roubo de dispositivos pessoais;
  • Falta de firewall ou software antivírus aplicado a dispositivos pessoais;
  • Possíveis aumentos de custos de TI, se o departamento determinar que eles oferecerão suporte para dispositivos pessoais
  • Falta de rede.

Neste contexto, é fundamental que a área de TI mantenha-se atenta a algumas questões essenciais. É preciso pensar:

  • A quais dados os colaboradores podem ter acesso? 
  • Quais medidas de segurança estão em vigor se o dispositivo de um funcionário for perdido, roubado ou comprometido?

Neste ponto, a conveniência entra em conflito com a segurança

A segurança e a perda de dispositivos com proteção limitada por senha são preocupações importantes. Afinal, é preciso considerar que o aumento da consumerização no local de trabalho pode trazer consigo um maior risco de ameaças como hackers e vírus.

Além disso, é preciso avaliar possíveis implicações de custo. Embora os gastos com hardware de TI possam ser reduzidos com uma abordagem BYOD, pode custar mais para uma empresa integrar e oferecer suporte a uma ampla gama de dispositivos de funcionários. 

O gerenciamento de  dispositivos Android, por exemplo, pode ser complexo, já que existem muitos tipos diferentes: uma grande variedade de dispositivos e várias versões diferentes do sistema operacional.

Contudo, o maior risco é não ter nenhum tipo de política BYOD em vigor. As empresas precisam reconhecer a importância de agir. Afinal, ao ignorar o problema, elas estão vulneráveis aos ataques cibernéticos, correndo o risco de sofrer com várias situações, como vazamento de dados, multas e até crise de imagem da marca.

Por que a segurança BYOD é importante?

É importante que as empresas fiquem atentas às medidas de segurança no uso de BYOD para garantir a proteção dos dados.

A segurança BYOD é um tópico importante para gestores porque os dispositivos pessoais provavelmente entrarão no local de trabalho, sejam aprovados pela TI ou não. 

Em muitos casos, as soluções BYOD podem melhorar a motivação e a produtividade dos colaboradores. Mas, se não for abordado pela TI, o acesso de dispositivo pessoal à rede de uma organização pode apresentar sérios desafios de segurança.

Neste sentido, a abordagem BYOD representa um desafio para os profissionais e gerentes de TI. Isso porque eles precisam desenvolver e implementar políticas capazes de garantir um gerenciamento de dispositivos seguros

A segurança da rede é a prioridade. Além de proteger os dispositivos dos funcionários com senha, essas políticas devem ser voltadas para outras boas práticas, como:

  • Proteção dos dispositivos dos colaboradores com senhas;
  • Criptografia dos dados confidenciais;
  • Impedir o armazenamento local de documentos corporativo;
  • Limitar o acesso corporativo a áreas não confidenciais.

No fornecimento de soluções BYOD, a questão principal é se proteger contra perda ou vazamento de dados.

Por isso, é fundamental que onde qualquer dispositivo acessa ou armazena dados corporativos, uma avaliação de risco completa seja realizada contra uma variedade de ameaças. 

Assim, fica mais fácil saber quais medidas devem ser implementadas: anti-malware, criptografia, senhas, limpeza remota, prevenção de jailbreaking e sandbox são algumas opções possíveis.

Uma solução BYOD eficaz deve permitir que você proteja os dados, e não apenas os dispositivos. 

Com essa abordagem, os departamentos de TI não precisam se preocupar em comprometer a segurança em nome da usabilidade.

Em síntese, adotar BYOD significa ser inovador e ajudar seu time a trabalhar melhor. Os colaboradores querem ter no trabalho a mesma experiência que têm em casa, usando os dispositivos com os quais se sentem confortáveis.  

Portanto, BYOD consiste em entregar essa experiência ao colaborador para que a empresa seja beneficiada pelos altos níveis de produtividade e engajamento, mas sempre com grande atenção às medidas de segurança dos dados. 

Gostou de conhecer esta tendência? Continue acompanhando o blog da Huawei para conhecer outros temas relevantes como esse!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela avaliação!

Sim Não

Escrito por:

Fernando Penna

Executivo com mais de 18 anos de carreira no mercado corporativo, em empresas nacionais e multinacionais, pós graduado pela Escola Politécnica da USP e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo.

Executivo com mais de 18 anos de carreira no mercado corporativo, em empresas nacionais e multinacionais, pós graduado pela Escola Politécnica da USP e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo.

Deixe seu comentário

Nome * Campo Obrigatório
E-mail * Campo Obrigatório * E-mail Inválido