Com o aumento da escala de servidores de data centers e da densidade de energia, as demandas no fornecimento de energia e no sistema de distribuição são maiores do que nunca. 

Neste post, vamos explorar três recursos inteligentes que os data centers em nuvem de hoje precisam, junto com os recursos de cada um. Primeiro, vamos dar uma olhada nas tendências.

Tendência 1: Projeto Integrado e Monitoramento

A densidade de energia de um data center é alta. Como resultado, o fornecimento de energia e a capacidade de distribuição precisam ser igualmente elevados. Por exemplo: um data center de 3 mil m² requer um fornecimento de energia de 1,5 MW. Os sistemas de energia ininterrupta (UPS) devem ser conectados em paralelo para atender a esse requisito.

No entanto, os sistemas paralelos são complicados porque muitos gabinetes e cabos são necessários. Por exemplo, um sistema paralelo de 3 UPS requer 14 grupos de cabos, com a instalação levando cerca de 120 horas-homem.

Além disso, o sistema de distribuição de energia, UPS e monitoramento de bateria são separados. Isso significa que, quando ocorre uma falha no link da fonte de alimentação, acontece também uma tempestade de alarmes. Portanto, a localização da falha é difícil e não há garantia de que os principais riscos possam ser isolados de forma proativa.

Uma solução de design integrado para o sistema de alimentação e distribuição:

  • integra os gabinetes de entrada e saída do no-break no no-break;
  • simplifica a configuração de energia, reduzindo a pegada e o tempo de instalação;
  • monitora toda a fonte de alimentação e o link de distribuição, permitindo a localização rápida da falha para maior confiabilidade.

Tendência 2: Projeto Modular para Maior Eficiência Operacional e Eficiência O&M

A eficiência máxima do UPS de torre de alta frequência e do UPS modular pode chegar a 96% com cargas acima de 50%. No entanto, a taxa de carga do UPS é de cerca de 20 a 40% em condições normais de trabalho. A eficiência da torre de alta frequência UPS é de 94 a 95% em condições normais de trabalho. 

Acontece que a eficiência do UPS modular pode chegar a 96%, porque o UPS modular mainstream oferece um recurso de hibernação que pode hibernar os módulos manual ou automaticamente, mantendo certa redundância do sistema. 

Isso permite que o no-break seja altamente eficiente — até 96%.

É difícil expandir a capacidade da torre de alta frequência UPS. Além disso, O&M é complexo e requer pessoal qualificado (os riscos de erros são altos). As falhas não podem ser corrigidas rapidamente, mesmo quando as peças sobressalentes estão disponíveis e o sistema deve ser mantido pelo pessoal de pós-venda do fabricante original, levando a longos tempos de recuperação do sistema e aumentando o risco de interrupções do serviço.

Tendência 3: Baterias de lítio para o no-break

A bateria é um componente-chave do sistema de alimentação e distribuição, afetando diretamente sua capacidade de operação. No campo de UPS, a proporção de baterias de chumbo-ácido é alta. No entanto, sua curta vida útil, baixa confiabilidade, baixa densidade de energia e grande pegada dificultam muito a confiabilidade, disponibilidade e flexibilidade do UPS.

As baterias de lítio têm as seguintes vantagens sobre as baterias de chumbo-ácido:

  • menos (ou zero) substituições de baterias são necessárias durante a vida útil, reduzindo ou eliminando o risco de falha do sistema devido à substituição das baterias;
  • 75% mais leve com a mesma energia;
  • 5 vezes a taxa de descarga;
  • 4 vezes (ou mais) velocidades de carregamento em vários cenários de queda de energia.

O modelo UPS com baterias de lítio está se tornando a preferida dos clientes por causa das vantagens, a redução no preço das baterias de lítio e o custo crescente das baterias de chumbo-ácido.

A solução

Para responder às tendências e aos requisitos atuais, a Huawei lançou o FusionPower — nossa fonte de alimentação integrada e solução de distribuição.

Integração

A série FusionPower UPS integra os gabinetes de entrada e saída e UPS. Isso simplifica a configuração de energia, reduzindo a pegada em 40% e as horas de instalação em 60%. O design de redundância de módulo completo porque:

  • elimina pontos únicos de falha;
  • emite avisos de falha de componente-chave;
  • desarma proativamente quando o sistema está anormal;

iPower

O iPower, inclusive, simplifica O&M a partir do fornecimento de monitoramento visualizado para toda a fonte de alimentação e link de distribuição. Além disso, ele localiza falhas com precisão e fornece funções de análise e registro de forma de onda de falha.

Vale lembrar, ainda, que ele verifica o status de integridade de componentes vulneráveis, como ventiladores, capacitores e baterias, para antecipar possíveis falhas, e detecta a velocidade do ventilador; prevê a vida útil do capacitor e detecta a resistência interna, a temperatura e a voltagem das baterias.

Por fim, ele consegue fazer uma boa análise do estado de capacidade das baterias (SOC) e o estado de saúde (SOH) e também monitorar a função de temperatura para nós, no sistema de distribuição de energia, e detecta a temperatura da barra de cobre em tempo real, fornecendo alertas antecipados para reduzir os riscos de incêndio.

SmartLi

SmartLi é uma solução de bateria de lítio que aumenta a confiabilidade do data center com base no aumento da confiabilidade da bateria. Ele garante uma longa vida útil, pegada pequena, O&M simples e seu design modular:

  • apresenta a única tecnologia de equalização de corrente ativa da indústria, permitindo que gabinetes de bateria novos e antigos sejam usados ​​juntos;
  • reduz o CAPEX conectando gabinetes em paralelo, o que controla a corrente circulante para menos de 2%;
  • usa as células mais seguras — fosfato de lítio e ferro (LiFePO4);
  • incorpora um sistema de gerenciamento de bateria de três níveis (da célula ao gabinete da bateria e, em seguida, ao sistema de gabinete da bateria em paralelo).

Chegou a hora de transformar o sistema de fornecimento de energia e distribuição dos data centers. Você está pronto? Clique aqui para saber um pouco mais sobre o Huawei FusionPower!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela avaliação!

Sim Não

Escrito por:

Marketing Huawei

Deixe seu comentário

Nome * Campo Obrigatório
E-mail * Campo Obrigatório * E-mail Inválido