Você não está só: muitas pessoas não sabem como recuperar arquivos deletados. Dá para ir além e destacar que pouquíssimos usuários de computadores e dispositivos móveis aprenderam como recuperar arquivos deletados permanentemente.

E o legal disso tudo é que os dias de frustração por ter apagado algo sem querer se foram!

Afinal de contas, existem meios diversos para recuperar arquivos apagados e voltar atrás nas decisões equivocadas sobre deletar um dado aparentemente não importante.

Vamos ver quais são esses métodos? Basta seguir com esta leitura e descobrir, na prática, como é possível restaurar arquivos deletados!

Há como recuperar arquivos deletados?

A resposta mais curta e positiva é: sim, é possível aprender como recuperar arquivos deletados. A resposta mais longa é que existem meios variados para isso — seja por engano, quando apagamos algo do celular para abrir espaço de memória ou quando excluímos uma pasta inteira do computador por engano. Para apagar de vez o arrependimento dos seus dias, vamos começar entendendo a diferença entre dois termos importantes no ato de apagar e de recuperar arquivos deletados.

Formatar ou deletar?

No papel, estamos falando da mesma função. Quando deletamos ou formatamos algo, essencialmente estamos abrindo espaço para a chegada de outros dados.

No entanto, o meio que isso se dá é distinto. Quando deletamos algo, estamos selecionando a dedo o arquivo ou o grupo de arquivos que não desejamos mais. No caso de formatar, vai excluir, de uma vez, todos os dados presentes na repartição desejada. Pode ser, inclusive, o disco rígido inteiro.

No entanto, vale destacar que sempre que apagamos um arquivo, ele não é imediatamente apagado permanentemente. Vestígios dele permanecem na memória por um tempo, mas sem ocupar o mesmo espaço na memória do seu dispositivo. Assim, fica mais fácil recuperá-los — e justamente por isso é que é possível recuperar um arquivo deletado também.

Como recuperar arquivos apagados?

Para descobrir como recuperar arquivos deletados, o primeiro passo é entender qual foi a forma que você utilizou para apagá-los e também o tipo de dispositivo onde eles estavam.

Em geral, computadores com sistema operacional Windows e iOS têm uma lixeira para onde os arquivos deletados são direcionados. Lá, basta restaurar usando o recurso da própria lixeira.

Caso o arquivo tenha um tamanho maior do que a capacidade total da lixeira, ele é excluído permanentemente. Mesmo assim, ainda é possível recuperar os arquivos apagados. E a seguir vamos entender como isso funciona tanto em computadores quanto em dispositivos móveis.

Lembrando, apenas, se você possui uma solução de servidor na nuvem, esse problema é facilmente resolvido, concorda? Mesmo assim, é importante aprender como resgatar arquivos deletados.

1.Arquivos apagados do cartão SD do celular

Cartões de memória são comuns em celulares com o sistema operacional Android e também em câmeras digitais e dispositivos móveis em geral. 

É de se entender, entretanto, que esses produtos não possuem lixeiras como os computadores. Nesses casos, então, a recuperação de um arquivo deletado ocorre por meio do auxílio de um software de recuperação de dados — não se preocupe, porque adiante vamos sugerir alguns deles para você usar.

2.Arquivos apagados do HD externo

O HD externo tem a mesma limitação dos cartões de memória e também de pen drives, não dispondo de uma lixeira temporária para os arquivos deletados.

Entretanto, existe a possibilidade de fazer o mesmo processo com os softwares mencionados acima e dos quais vamos falar mais a respeito adiante.

Programas para recuperar arquivos deletados?

Existem vários softwares e aplicativos que podem servir para recuperar arquivos apagados no computador, em dispositivos móveis e removíveis (como pen drives) e no seu celular ou tablet.

Saiba mais sobre essas ferramentas de data recovery abaixo, em que vamos explorar alguns dos nomes mais utilizados no mercado!

  • DiskDigger é um programa que facilita o resgate de fotos e imagens excluídas ou perdidas na memória do celular ou no seu cartão de memória — em alguns casos, até mesmo após a formatação do dispositivo. O programa está disponível para o sistema Android;
  • DigDeep Image Recovery é outro aplicativo disponível para Android, fazendo o serviço por meio de uma busca na memória interna do aparelho;
  • Undeleter Recuperação de Dados, cuja versão gratuita já permite a busca por arquivos deletados, é interessante por conta da sua interface simplificada e o uso intuitivo;
  • Lixeira Dumpster é uma ferramenta que cria uma lixeira virtual, capaz de armazenar seus arquivos excluídos do smartphone. Interessante para quem deleta dados e, logo em seguida, questiona-se se aquilo era realmente necessário.

Viu como existem possibilidades interessantes para recuperar arquivos apagados permanentemente?

Outras alternativas seguras

Embora tenhamos visto que existem meios para recuperar arquivos apagados, soluções mais robustas e interessantes podem fazer toda a diferença para você. E, neste caso, estamos falando dos servidores na nuvem. Por meio deles, você tem mais capacidade de armazenamento, evitando que arquivos sejam apagados por meio de uma necessidade imediata, e também por conta do backup desse tipo de solução.

Assim, você adquire tempo hábil para rever se os dados deletados eram realmente necessários ou se vale a pena recuperá-los em curto ou médio prazo. Independentemente da situação, pode ser um adianto para o caso de você ter apagado arquivos permanentemente e se arrependido logo em seguida.

Mas deixe a gente ouvir de você também: caso tenha outras estratégias sobre como recuperar arquivos deletados, compartilhe-as conosco, no campo de comentários, e vamos expandir esta discussão com mais ideias e soluções!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela avaliação!

Sim Não

Escrito por:

Marketing Huawei

Deixe seu comentário

Nome * Campo Obrigatório
E-mail * Campo Obrigatório * E-mail Inválido