A computação em nuvem se tornou um modelo de negócios desejado pelas empresas porque a tecnologia e suas consequentes soluções são capazes de organizar o trabalho, acelerar a produtividade e melhorar os resultados. Para tanto, muitas companhias têm investido em nuvem pública ou em nuvem híbrida. Mas você sabe qual é a melhor para a sua empresa?

Neste post, vamos responder à pergunta sobre qual a diferença entre nuvem pública e privada e destacar as particularidades de cada uma delas. Assim, você vai compor uma solução que tenha tudo a ver com as necessidades do seu negócio. Boa leitura!

Por que a computação em nuvem é tão desejada?

Primeiramente, vamos falar da tecnologia em si. A cloud (termo em inglês que significa “nuvem”) é um ambiente online que serve para armazenar todo tipo de informação digital. Algo que vai desde os arquivos usados no dia a dia a softwares inteiros, permitindo mais mobilidade para as empresas.

Assim, não existe a necessidade de robustos servidores físicos e você pode trabalhar com toda a segurança de uma infraestrutura digital para ser acessada de qualquer lugar e a qualquer hora. Mas como escolher entre nuvem pública privada e híbrida, que são duas das mais populares formas de armazenar os dados? Veremos isso tudo nos tópicos abaixo!

O que é a nuvem pública?

No contexto da transformação digital, a nuvem pública é uma solução pensada para fornecer infraestrutura para indivíduos e empresas de computação na nuvem.

Para isso, contudo, é usado um ambiente compartilhado e de pouca possibilidade de personalização. Como se fosse uma estrutura inflexível e da qual as pessoas vão usar os mesmos recursos e ferramentas.

As vantagens desse tipo de serviço incluem a facilidade de implementação e os custos, que são mais acessíveis por se tratar de um produto já finalizado e com pouco espaço para personalização.

Além disso, essa facilidade promovida pela nuvem pública garante que exista mais concorrência e, consequentemente, mais serviços para escolher e identificar a melhor solução para o seu negócio.

Por outro lado, além da limitação de personalização dos produtos, a nuvem pública não vai acompanhar o crescimento da sua empresa porque você paga apenas pelo serviço que utiliza.

Ou seja: é possível que você tenha que mudar de servidor uma vez que as suas necessidades se transformarem com o tempo.

O que é nuvem híbrida?

Aqui, podemos falar mais a respeito das diferenças entre nuvem pública privada e híbrida, já que vamos focar no outro tipo de cloud. Esse tipo de solução faz uso de dois modelos da mesma tecnologia: a nuvem privada e a nuvem pública.

Essa combinação pega emprestada as melhores características de cada uma delas, para criar um modelo acessível, econômico e flexível para atender a diferentes necessidades e objetivos.

Entre as vantagens da nuvem híbrida, podemos citar a possibilidade de usar as características da nuvem pública para realizar operações que não sejam sensíveis e de complementar o uso desse tipo de solução por meio das características da nuvem privada para as operações consideradas críticas. É o caso da Solução de nuvem híbrida_HUAWEI CLOUD, que agrega o melhor das duas opções.

Entretanto, essa combinação da nuvem pública e privada tem que ser analisada com cuidado, pensando principalmente na compatibilidade de dados armazenados na nuvem privada e na nuvem pública.

A nuvem pública é, portanto, mais acessível economicamente, mas a nuvem híbrida carrega o importante fator de personalização que falta ao outro tipo de cloud. Mesmo assim, dá para apontar uma versatilidade maior de aplicações para a nuvem híbrida. Confira algumas das utilizações mais comuns desse tipo de solução:

  • para empresas que hospedam suas soluções na nuvem, mas desejam um banco de dados com armazenamento local;
  • empresas que buscam níveis maiores de segurança;
  • para empresas que têm tanto um ambiente dedicado quanto um banco de dados sigiloso.

Ou seja: é importante conhecer bem o modelo de negócios para a sua empresa saber não apenas as diferenças entre nuvem pública e nuvem híbrida, mas os meios de aplicação de cada uma delas para alinhá-las aos objetivos do seu negócio!

Qual é o melhor tipo de cloud?

Como vimos, nuvem pública e nuvem híbrida têm qualidades que podem ser de grande utilidade para todo tipo de empresa. O diferencial está em saber o que o seu negócio necessita e o que pode ser relevado.

A maioria dos gestores busca uma resposta simples para essa pergunta, mas não é tão fácil assim. Tudo vai depender do tipo do negócio que tem, do perfil da empresa, do segmento que atende, das necessidades organizacionais etc. Ou seja, todos estes tipos de nuvem são excelentes alternativas, porém cada uma atende melhor uma determinada necessidade ou exigência.

O ideal é que o gestor de TI da empresa faça uma avaliação minuciosa, comparando as reais necessidades do negócio com as vantagens e melhores situações de uso para cada tipo de nuvem. Assim fica mais fácil escolher o modelo certo sem se arrepender mais tarde. O mais importante nisso tudo é continuar o plano. Afinal, a migração para a nuvem pode proporcionar uma série de benefícios que não dá para ter mantendo as estruturas de negócio no modo off-line ou utilizando datacenter físico.

Gostou de aprender mais sobre os benefícios de cada tipo de nuvem? Se quiser saber mais sobre a Solução de nuvem híbrida_HUAWEI CLOUD, entre em contato conosco e não deixe de compartilhar a informação com os amigos!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela avaliação!

Sim Não

Escrito por:

Marketing Huawei

Deixe seu comentário

Nome * Campo Obrigatório
E-mail * Campo Obrigatório * E-mail Inválido