Arquivos de backup ajudam a manter a sua empresa sempre em dia com as informações digitais produzidas e compartilhadas. Diante de eventuais imprevistos, como a perda ou o extravio e roubo de dados, esse meio de organização e armazenamento da sua propriedade intelectual é um diferencial e tanto.

No entanto, existem diversas soluções que pipocam na internet. E, neste post vamos falar sobre as principais delas, evidenciando, por fim, como fazer backup na nuvem é uma excelente pedida para o seu negócio, independentemente do seu porte ou ramo de atuação. Confira!

Qual é o melhor meio para guardar arquivos de backup?

Existem diversas maneiras de proteger os seus arquivos de backup. E é importante conhecê-las para identificar aquelas que melhor podem atender às suas necessidades. 

Afinal de contas, o backup de arquivos já é uma medida fundamental de proteção à sua propriedade intelectual. E vale a pena manter esses dados em segurança para evitar que ataques cibernéticos prejudiquem toda a sua empresa.

Por isso, confira alguns dos meios mais usados para guardar arquivos de backup e veja nossas recomendações sobre o melhor deles, que afirmamos, com certeza, que se trata do backup na nuvem!

HD externo

Prático, portátil e eficiente, o HD externo é também um meio limitado de proteção dos dados, já que essa mídia externa não conta com toda a amplitude e personalização de proteção criada pelo backup na nuvem.

É válido, contudo, usá-lo como um plano C de segurança de dados. Lembrando, ainda, que um HD externo não tem nenhuma camada de proteção virtual contra ataques cibernéticos. Por isso, evite salvar arquivos sensíveis nele, já que não existem bons meios de segurança ao usar esse tipo de mídia para os seus arquivos de backup. Além disso, caso o HD externo seja corrompido ou destruído, seus dados se vão com ele.

Backup pela internet

Muitos serviços oferecem, atualmente, serviços de proteção aos arquivos de backup — seja para indivíduos ou empresas. Essas organizações pensam em soluções que funcionam por meio da instalação de um programa em cada computador para que ocorra a sincronização de dados periodicamente e, com isso, estabeleça-se um backup eficiente.

Diante da necessidade de acessar o backup, basta fazer o download da última versão atualizada por meio da mesma plataforma. Acontece que isso levanta alguns cuidados. Veja, a seguir, os pontos positivos e de atenção que separamos para essa solução para guardar arquivos de backup:

  • Praticidade e facilidades (como a sincronização automática) são elementos a serem considerados positivamente;
  • O serviço é pago e os riscos de perda, extravio ou roubo de informações são maiores. Além disso, uma boa conexão com a internet é necessária para garantir que você consiga fazer o download dos dados necessários (e, muitas vezes, isso pode exigir uma excelente conexão — especialmente, para volumes grandes de dados).

Armazenamento de arquivos na nuvem

Por falar em arquivos de backup e a plena proteção deles, temos que falar a respeito do backup de dados na nuvem. Por meio dessa solução, você adquire toda a personalização, flexibilidade e eficiência desejados para uma solução de backup de arquivos.

Tudo porque a computação na nuvem é uma medida móvel, que você pode acessar de qualquer lugar e ter sempre acesso às informações desejadas. E, claro, manter os seus dados protegidos contra as principais e mais recentes ameaças virtuais sem ter que fazer nada por isso.

Diante da necessidade do backup de arquivos, é possível acessar os dados e arquivos com facilidade. Seu servidor inteiro, inclusive, pode ser alocado nesse tipo de solução. Isso agrega uma redução de custos (com servidores físicos e infraestrutura, por exemplo) além de mobilidade para o seu negócio.

Sem falar que a nuvem pode ser contratada da maneira que melhor atenda às suas necessidades, existindo as nuvens pública, privada ou híbrida. Vale a pena conhecer os diferenciais de cada uma delas, inclusive.

Um backup de dados na nuvem, portanto, é tudo o que você pode precisar para contar com as soluções mais eficientes de proteção de dados e, ainda, dispor de um método personalizável de organização e segurança das suas informações digitais.

Qual solução escolher para guardar arquivos de backup?

Vimos que, atualmente, o servidor na nuvem é uma forma prática, segura e personalizável para colocar o seu negócio em competitividade contra todo tipo de ataque cibernético. Ainda mais, caso você compartilhe constantemente as informações da sua empresa pela internet. O que, convenhamos, é algo que toda organização faz, hoje em dia, independentemente do porte da empresa ou do seu ramo de atuação.

Observe, apenas, que toda solução para guardar arquivos de backup têm os seus pontos positivos e as situações que exigem a sua atenção. Então, leve em consideração, primeiramente, as suas necessidades e os objetivos do seu negócio.

Existem diversas soluções, atualmente, para atender às mais diversas demandas do mercado. Mas é inegável que, para a proteção e também para a guarda de arquivos de backup, a nuvem é uma das soluções mais completas do mercado.

E se você deseja saber mais a respeito dela e colocar o seu negócio em franca competitividade com a concorrência e se garantir contra as principais ameaças digitais, confira também nosso post que fala sobre o servidor na nuvem e como a sua empresa pode se beneficiar desse tipo de solução!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela avaliação!

Sim Não

Escrito por:

Marketing Huawei

Deixe seu comentário

Nome * Campo Obrigatório
E-mail * Campo Obrigatório * E-mail Inválido