Tecnologia e mercado têm tudo a ver um com o outro, hoje em dia. Não à toa, cabe a você entender quais são as tendências para o mercado digital e, com isso, saber como aplicar as que melhor podem contribuir com o desenvolvimento da sua empresa.

E para tornar esse processo ainda mais prático, preparamos um post cheio de dicas para você entender como o mercado digital funciona e, especialmente, quais são as soluções que estão em alta e vão se consolidar ao longo dos próximos anos. Boa leitura!

O que é mercado digital?

Comecemos pelo básico: o mercado digital é aquele meio onde ocorrem todas as transações digitais: compra e venda, além do compartilhamento de arquivos e dados sensíveis. Não à toa, as tendências do mercado digital são pensadas para garantir que todas as interações digitais transcorrem dentro de um prisma que é o foco principal de quem desenvolve essas soluções, como:

  • Agilidade;
  • Eficiência;
  • Segurança.

Afinal de contas, a experiência do usuário tem que passar por essas circunstâncias independentemente do grau de importância da atividade on-line realizada.

Com isso, seja no e-commerce, no market place ou mesmo para tornar o seu site mais responsivo e alinhado às necessidades do seu público-alvo, vale a pena saber como funciona o mercado digital, como o setor tem se posicionado e, especialmente, quais são as dinâmicas que ajudam você a tornar o seu negócio ainda mais produtivo e seguro (para você e para os seus clientes em potencial e consumidores).

Quais são as principais tendências do mercado digital?

Veja, a seguir, o que tem se consolidado nessa combinação harmoniosa de tecnologia e mercado a partir das grandes soluções digitais, atualmente!

1. Mobile Marketing

O acesso à internet está cada vez maior, assim como o dispositivo usado para estar online, hoje em dia, é majoritariamente portátil. Smartphones são os nossos aliados mais confiáveis no dia a dia e por isso as empresas devem se concentrar nisso para alcançar, impactar e se relacionar com o seu público-alvo.

Considere a utilização de estratégias que valorizem esse contato direto com os dispositivos portáteis — uma dica: mantenha seus sites, lojas virtuais e blogs responsivos para melhorar, continuamente, a experiência on-line dos seus visitantes por meio de tablets e smartphones.

2. Conteúdos visuais

Infográficos, vídeos, redes sociais… Esses estão entre os principais meios de relacionamento com o consumidor porque são:

  • Ágeis;
  • Eficientes;
  • Fáceis de absorver;
  • Populares entre os consumidores de conteúdos digitais.

Ou seja: são também as soluções que devem estar presentes nas suas estratégias digitais de marketing.

3. Realidade virtual e realidade aumentada

As soluções de realidade virtual e de realidade aumentada também estão entre as tendências para o marketing digital porque oferecem meios inovadores e diferenciados para estabelecer o contato com o seu público (por meio do QR code ou de uma imersão lúdica) e também internamente. A realidade aumentada, por exemplo, já é realidade em treinamentos para garantir o aprendizado e a segurança dos participantes.

4. Web Analytics

O mercado digital necessita, hoje em dia, de ferramentas que favoreçam a tomada de decisão ágil e assertiva. Para isso, o setor de Web Analytic figura entre as grandes tendências para o mercado digital.

Afinal de contas, é essa união de tecnologia e técnicas que permite a compilação, organização e utilização de dados gerados em suas páginas virtuais, e permitem uma análise estratégica para decidir como melhorar a performance do seu site, loja virtual, blog e redes sociais.

5. Inteligência artificial

A inteligência artificial está entre as grandes tendências do mercado digital porque atua como uma solução de automatização de processos e constante aprendizado sobre as formas de se relacionar com o público da sua empresa. Exemplos de atuação da inteligência artificial: chatbots, BI, automação de e-mail e outros tipos de estratégias e soluções digitais.

6. Internet das coisas

Também falamos bastante, por aqui, da Internet das Coisas e como ela impacta toda a nossa sociedade em grande escala, atualmente. No mercado de tecnologia, a IoT (sigla para o termo em inglês Internet of Things) coloca os usuários ainda mais sob controle de dispositivos digitais, estejam eles onde estiverem.

Isso porque, a tecnologia permite que possamos controlar esses dispositivos on-line de qualquer lugar e a qualquer hora. Algo que funciona tanto em soluções residenciais quanto corporativas (para empresas e indústrias).

Quais tendências do mercado digital investir?

É fundamental que você saiba quais são as tendências do mercado digital e quais são as mais consolidadas. Entretanto, é ainda mais importante que você aprenda quais delas têm tudo a ver com o seu negócio e com as necessidades e objetivos dos seus clientes. Pois não faz sentido investir em soluções de Internet das Coisas, por exemplo, se você não encontrar uma aplicação efetiva para ela.

Então, faça um mapeamento do seu fluxo de trabalho e avalie quais dessas tendências para o mercado digital fazem sentido para o seu negócio. Como a transformação digital tem tudo a ver com inovação e em propor melhorias contínuas — interna e externamente —, é necessário vasculhar todo o mercado de tecnologia para identificar as soluções que possam agregar esses benefícios à sua marca.

Quer ir além do que aprendemos ao longo deste conhecimento sobre as tendências para o mercado digital? Então, venha conosco saber tudo sobre a transformação digital e os motivos pelos quais você deveria implementá-la dentro da sua empresa!

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Escrito por:

Marketing Huawei

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