SQL vs NoSQL, a discussão tem sido bastante comum entre os profissionais de TI e empresas em busca de uma solução definitiva para a consulta a banco de dados relacionais.

E a verdade é que SQL e NoSQL têm muitas diferenças entre si, bem como vantagens que podem ser melhor acomodadas dentro da realidade de cada empreendimento.

Por isso, convidamos você a seguir com a leitura deste post! Nos tópicos abaixo, vamos explicar tudo o que você precisa saber a respeito de SQL e NoSQL e, com isso, tomar a sua decisão sobre a melhor solução para o seu negócio. Boa leitura!

O que é SQL?

SQL é uma linguagem de consulta a banco de dados relacionais e cuja sigla tem o seguinte significado: Structured Query Language. Ou, traduzindo: linguagem de consulta estruturada.

Por meio do SQL é possível realizar uma série de comandos que permitem tanto a criação quanto o gerenciamento e a consultar de todo tipo de informação presente no seu banco de dados

O que é NoSQL?

Por sua vez, o NoSQL (sigla para Not Only SQL — ou algo como “não apenas um SQL”) é o é um termo empregado para a solução que faz uso de um banco de dados não relacional de alto desempenho.

Nessas situações, o SQL ganha atuação diversificada porque deixa de ser apenas uma linguagem de consulta e se promove por obter uma performance melhor e mais escalabilidade.

Quando falamos em SQL vs NoSQL, podemos observar que o segundo foi desenvolvido para suprir, justamente, carências e necessidades que os bancos relacionais não conseguem ser eficientes.

Vale observar, ainda, que o NoSQL aparece em versáteis versões de bancos de dados. São quatro, confira quais são abaixo:

  • documento, no qual os dados são armazenados da mesma maneira que documentos. Caso você ainda não conheça bancos de dados que usem esse formato, podemos citar como exemplo o MongoDB;
  • colunas, cujo tipo armazena os dados em linhas particulares de tabela no seu disco. Esse modelo ainda permite o suporte a diferentes linhas e colunas — e também subcolunas. Um exemplo de serviço desse porte é o Cassandra;
  • grafos, que permite o armazenamento de na forma de vértices e arestas. O Neo4j faz uso desse tipo de solução, por exemplo;
  • Chave-valor, que é o tipo de NoSQL que suporta a maior quantidade de carga de dados a partir de uma só identificadora.

Isso significa que, na comparação entre SQL e NoSQL, o primeiro se baseia em um só modelo de armazenamento de dados — em tabelas — enquanto o segundo conta com mais versatilidade de uso e aplicações.

Mas é bom apontar, ainda, algumas diferenças que existem entre SQL vs NoSQL. Confira, abaixo!

Quais são as diferenças entre SQL e NoSQL?

Reunimos uma lista rápida para você consultar e compreender o que mais distingue uma solução da outra:

  • no NoSQL, a informação é agrupada e guardada no mesmo registro; no SQL, as tabelas precisam estar relacionadas para obter a mesma informação desejada;
  • o SQL obtém escalabilidade com mais dificuldade do que o NoSQL. Isso não significa necessariamente uma desvantagem, mas uma qualidade a ser observada e implementada apenas se a sua empresa tem essa necessidade;
  • o SQL apresenta mais consistência nas informações enquanto o NoSQL apresenta o último valor atualizado desde que nenhuma outra atualização tenha sido realizada até o momento da pesquisa.

No que diz respeito à segurança e proteção das informações, entre SQL e NoSQL você pode se assegurar de contar com atualizações constantes. Ou seja: são produtos que se modernizam à medida que novas carências surgem.

Portanto, vale mencionar o seguinte a respeito desse embate entre SQL vs NoSQL: o NoSQL possui algumas vantagens — especialmente, porque foi concebido para suprir carências que existiam no uso do SQL, exclusivamente.

Mas ele não veio para substituir o SQL. Como mencionamos, cada um possui particularidades e a melhor forma de compreender os meios para isso é a partir de um diagnóstico e mapeamento dos objetivos e necessidades da sua empresa.

Quem sabe, você ainda pode usufruir do melhor de ambos os modelos em uma arquitetura híbrida?

No mais, se tiver mais alguma dúvida, dê uma conferida nas soluções da HUAWEI para identificar qual é o melhor modelo para você, entre SQL e NoSQL!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela avaliação!

Sim Não

Escrito por:

Marketing Huawei

Deixe seu comentário

Nome * Campo Obrigatório
E-mail * Campo Obrigatório * E-mail Inválido