O sistema de transporte inteligente é um tema muito importante para a realidade que vivemos atualmente.

A espera pelo ônibus, horas em um engarrafamento e dificuldades no deslocamento para o trabalho são exemplos de fatores que nos mostram que o transporte urbano, não é considerado rápido, limpo e nem seguro

Você já deve sentir a grande movimentação da sua cidade, e com a população mundial aumentando em 1 bilhão de pessoas a cada 12 anos, a escala e densidade em um futuro breve vai significar um novo nível de movimentação e gerar ainda mais congestionamentos.

É por este motivo que vemos que a necessidade de implantar o transporte inteligente nas cidades está cada vez maior.

O avanço das cidades e a urbanização

Atualmente as cidades estão se expandindo em tamanhos incríveis e têm uma quantidade enorme de recursos sob seu controle. A urbanização só aumenta. 

O ano de 2007 foi marcado como a primeira vez em que grande parte da população mundial viveu mais em cidades do que em áreas rurais, e a estimativa é que em 2050 cerca de 7 bilhões de pessoas estejam vivendo nas cidades.

Um exemplo da evolução que as cidades do futuro irão ter é a megacidade do sul da China, Delta do Rio das Pérolas. As cidades antes independentes, Shenzhen, Guangzhou, Huizhou e Dongguan estão se fundindo para formar essa megacidade com cerca de 50 milhões de pessoas. 

As cidades se conectarão através de uma complexa rede de transporte inteligente que ligará as estradas, redes de ônibus, sistemas de metrô e balsas.

Podemos esperar uma complexidade fenomenal nos sistemas de transporte para as megalópoles no futuro. Resta então saber:

  • Como os vários tipos de transportes poderão ser coordenados de forma eficiente pelas autoridades locais?
  • Com que velocidade conseguiremos comunicar quando um componente falhar?
  • Poderemos prever problemas no futuro para evitar quaisquer falhas?

Problemas com a locomoção nas cidades

Um dos principais fatores para medir a qualidade de vida da cidade é o tempo de duração de um trajeto diário.

A espinha dorsal de uma cidade é a sua economia.

O compartilhamento de informações, produtos e habilidades nas cidades precisa ser rápido e eficiente, mas um dos principais fatores que impactam o desenvolvimento é a infraestrutura rodoviária e não os estímulos do governo ou políticas bem elaboradas..

O tempo de duração de um trajeto diário é um fator crítico na definição da qualidade de vida.

No Reino Unido, os pesquisadores descobriram que os efeitos negativos de 20 minutos a mais no deslocamento diário têm o mesmo efeito sobre a insatisfação no trabalho, como se houvesse a redução de 19% do salário. 

Muitas pessoas deixam de aceitar empregos onde as oportunidades de crescimento seriam maiores, e optam por aqueles que oferecem maior facilidade na locomoção

Uma infraestrutura pública melhor que conta com um sistema de transporte inteligente significa ter trabalhadores mais felizes, sendo assim, mais benefícios econômicos.

Estudos mostram que trabalhadores felizes são 13% mais produtivos. E a facilidade no deslocamento tem um grande papel nessa satisfação dos trabalhadores.

Com estradas e sistemas de metrô mais movimentados, os custos dos atrasos aumentam exponencialmente, tanto em termos monetários quanto em termos de qualidade de vida. 

As estradas existentes não podem ser expandidas, então a única solução é aumentar a eficiência com um sistema que conta com dados em tempo real vindos de todas as estradas para otimizar o fluxo de tráfego.

Como melhorar a infraestrutura do transporte?

Então vamos definir quais as oportunidades que temos para melhorar a infraestrutura do transporte público.

No sistema de transporte inteligente ideal, a estrada, o metrô ferroviário, e os carros podem se auto monitorar, prever problemas e evitá-los sem impactar outras infraestruturas.

No entanto, a TI é uma grande facilitadora, sendo impossível sem ela a existência da “estrada inteligente”, “metrô inteligente” e “porto inteligente”. 

Dados em tempo real provenientes de câmeras de rua, sensores e medidores podem nos ajudar a entender melhor para onde estamos nos movendo, pois o software de análise detecta tendências ao longo do tempo e sugere soluções.

As soluções que constroem o sistema de transporte inteligente

Conheça as soluções que fazem parte do sistema de transporte inteligente.

Em colaboração com especialistas de diferentes áreas, a solução da Huawei de transporte inteligente para as cidades inclui vários componentes. Confira quais são eles:

IVS (Vigilância de vídeo inteligente)

Câmeras de vídeo com IA em nuvem que geram alertas sobre problemas na vizinhança.

Estacionamentos inteligentes

Sensores que transmitem dados para um aplicativo informando a localização de vagas disponíveis e ajudando a criar um sistema de transporte inteligente mais organizado.

Paradas inteligentes de transportes públicos

Pontos de parada de ônibus e metrô com Wi-Fi, botões de pânico, câmeras, sinalização digital e latas de lixo conectadas.

Ônibus conectados

Veículos inteligentes com bilheteria automatizada, telas de vídeo e câmeras conectadas com análises de comportamento dos passageiros e conexões sempre ativas com os escritórios de empresas de ônibus e delegacias de polícia.

Solução de comunicação entre metrôs e ferrovias

A ligação que conecta de forma segura o trem e o solo a qualquer velocidade desde um mais antigo até um maglev.

Carros e bicicletas compartilhados

É importante manter uma organização e uso responsável dos meios de transporte.

O uso público de meios de transporte de uma forma mais responsável.

O excesso de oferta de bicicletas compartilhadas na China nos últimos anos, por exemplo, levou a enormes quantidades de bicicletas abandonadas, criando uma má paisagem urbana, com calçadas bloqueadas e “cemitérios de bicicletas”.

Monitoramento das infraestruturas críticas de transporte

Uma solução para gerenciamento dos semáforos, detecção de vibrações nas pontes e controle para cobertura de buracos nas estradas, que também contribui para um sistema de transporte inteligente eficiente.

Monitoramento ambiental

Estações de metrô autônomas com sensores de qualidade do ar para combater um dos maiores problemas de desenvolvimento urbano: a poluição do ar.

Portos e aeroportos conectados

Criar um ambiente operacional mais eficiente e seguro, bem como simplificar as comunicações.

Drones conectados

Drones são tecnologias importantes na contribuição para um sistema de transporte inteligente. 

Para inspecionar estradas em busca de pequenos defeitos ou detectar mudanças na paisagem ao longo do tempo.

Gestão da infraestrutura de carregamento elétrico

As soluções neste domínio podem ajudar a utilizar mais energia solar, bem como a localizar no mapa as estações de carregamento disponíveis nas proximidades.

Comunicação V2V (veículo para veículo)

Como forma de proporcionar um sistema de transporte inteligente e ajudar no deslocamento seguro e eficaz, temos como exemplo o modo de Platooning para o transporte público e automóveis.

Neste sistema, os carros formam uma fila e apenas o primeiro é conduzido por uma pessoa. Os outros seguem automaticamente o primeiro da fila, minimizando:

  • riscos de segurança;
  • consumo de combustível;
  • custos com mão de obra.

Veículos autônomos

Conectividade de latência de milissegundos para táxis com sensores na beira das estradas para assinalar alterações no ambiente.

Frotas conectadas

Caminhões e ônibus com um sistema de rastreamento que coleta estatísticas regularmente e localiza o veículo em caso de emergência.

Centros de computação em larga escala

Para processar e analisar os volumes de dados, como os provenientes de sensores, carros, imagens capturadas por drones e vídeos de câmeras. Eles devem ser mantidos em um espaço seguro e processados em tempo real para respostas imediatas.

Análise em tempo real (big data)

O big data é uma peça essencial para o funcionamento eficiente do sistema de transporte inteligente.

Muitas vezes existe apenas uma fração de segundo para tomar uma decisão de vida ou morte na estrada. O big data processa todos os bits que vêm das ruas com o menor atraso e também tem grande contribuição para garantir o sistema de transporte inteligente.

Centro de controle para a infraestrutura viária pública

Para os gestores da cidade assumirem o controle sobre as vias da cidade, estimar a eficiência das políticas ou prever custos e planejamento.

Centro de comando para policiais rodoviários

Serve como um hub central onde todas as informações fluem para o gerenciamento imediato de todos os recursos, comandos e controle de ação direta.

Blockchain e banco de dados

O banco de dados coordena diversos trabalhos, como o de:

  • seguradoras;
  • proprietários de automóveis;
  • policiais de trânsito;
  • locadoras de automóveis;
  • potenciais compradores de automóveis;
  • órgãos de proteção ambiental;
  • oficinas de manutenção;

Ele apresenta um formato de dados aberto e confiável para todas as partes, para criar um sistema de transporte inteligente que seja eficiente e seguro, por isso vários fornecedores devem unir forças devido à extrema complexidade e importância. 

Como implantar o transporte inteligente?

A Huawei contribui com tecnologias que formam a base para qualquer implantação em grande escala, como:

  • redes de fio e sem fio;
  • câmeras;
  • centros de processamento de dados em nuvem;
  • salas de conferências. 

A melhor maneira de iniciar a implantação da cidade digital é configurando uma infraestrutura de rede robusta com capacidade suficiente para a futura expansão do serviço.

Isso não só reduzirá o tempo de novas implementações no futuro, como também simplificará a gestão de todos os sistemas de TI.

Nossa cidade pode ser o melhor lugar do mundo para viver, com educação, saúde, empregos e lazer. Para dar acesso igual a todas essas oportunidades para os moradores da cidade, o sistema de transporte tem a necessidade de ser mais rápido e eficiente

Não se trata apenas dos nossos empregos, já que todos dependemos fortemente da velocidade com que as ambulâncias, os bombeiros ou os carros da polícia podem chegar quando precisamos.

Agora que você já sabe a importância do transporte inteligente nas cidades e o que é necessário para que ele funcione de forma eficiente, aproveite para navegar pelo blog da Huawei Cloud e conhecer outras soluções que a tecnologia proporciona para o dia a dia das pessoas.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela avaliação!

Sim Não

Traduzido e Adaptado

Artigo original

Deixe seu comentário

Nome * Campo Obrigatório
E-mail * Campo Obrigatório * E-mail Inválido