A IoT (ou Internet das Coisas) é uma das tecnologias mais celebradas dos últimos anos. E tudo porque o seu impacto no cotidiano ocorre de maneira ampla e diversificada. Quer dizer: não se trata de uma solução que vai atender apenas aos interesses do mercado, mas que é capaz de agregar uma série de possibilidades inovadoras na rotina das pessoas também.

Especialmente, em uso combinado com outras tecnologias, como a inteligência artificial e o 5G, que vai facilitar ainda mais a utilização de soluções on-line via dispositivos móveis.

Para que você já entenda o que significa a invasão da Internet of Things (versão em inglês do termo, bem como a sigla IoT), preparamos este post! Nos tópicos abaixo, vamos discutir o impacto dessa tecnologia e também apresentar alguns exemplos de Internet das Coisas no dia a dia. Confira!

O que é a Internet das Coisas (IoT)?

Resumidamente, a Internet das Coisas é a aplicação da conectividade entre dispositivos que possibilita a troca de informações. Isso, como resultado, torna os aparelhos mais inteligentes, ágeis, automatizados e principalmente on-line.

Isso quer dizer, então, que o uso desses produtos conectados geram dados. Essas informações digitais são captadas, organizadas e analisadas para garantir um funcionamento continuamente melhor desses dispositivos. 

Para tanto, como já mencionamos, a integração de tecnologias torna a Internet das Coisas ainda mais impressionante. É o caso das seguintes:

  • Big Data;
  • Machine Learning;
  • Inteligência Artificial;
  • 5G.

Entre outras que podem causar um grande impacto no cotidiano com a Internet das Coisas. No ramo corporativo, por exemplo, a tecnologia já é usada em plataformas de petróleo, até, cujos sensores automatizados tornam o trabalho mais ágil, eficiente e seguro.

A Internet das Coisas no Brasil

Antes de vermos o quanto já está presente a Internet das Coisas no dia a dia, veja como ela já está enraizada também em nosso país. Cerca de 70% da população está conectada, no Brasil, e os dispositivos conectados vão ultrapassar a marca de 700 milhões até o ano de 2022.

Esse potencial de desenvolvimento não passou despercebido pelo governo federal, cujo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) apresentou recentemente um Plano Nacional para a aplicação da IoT.

Trata-se do Decreto nº 9.894, de 25 de junho de 2019, cujas medidas de acompanhamento de implementação da tecnologia preveem um aumento de produtividade e do PIB, até, podendo chegar à casa dos R$ 122 bilhões até o ano de 2025.

Qual é o impacto da IoT no dia a dia das pessoas?

Embora empresas de todos os portes e segmentos já estejam fazendo uso da Internet das Coisas, é possível enxergar de imediato uma série de aplicações da mesma tecnologia no cotidiano das pessoas.

Afinal, a automação é uma realidade na sociedade como um todo, e não só para obter melhores performances de maquinários industriais, por exemplo.

Vamos ver quais são esses benefícios na rotina particular e como a IoT já faz parte da vida de todos? Confira os exemplos abaixo!

Casas inteligentes

Câmeras de segurança, agora, são conectadas e podem armazenar dados na nuvem. Assim, os registros ficam monitorados e armazenados em tempo real, permitindo respostas mais ágeis.

Mas também podemos destacar outros exemplos de IoT que têm composto esse conceito de casa inteligente em nossa rotina. Alguns deles:

  • geladeiras inteligentes, com sensores de aviso caso a porta seja deixada aberta, e até mesmo a possibilidade de compor listas de compras e avaliar os itens que estão dentro do eletrodoméstico;
  • ar-condicionado e sensores térmicos ligados à distância;
  • abrir ou fechar portas — e até mesmo cortinas;
  • acionar ou desativar o alarme.

Os produtos conectados e integrados se acumulam às dezenas, atualmente. É uma tecnologia disruptiva, sem dúvidas, é cada vez mais inserida nos lares da sociedade contemporânea.

Assistentes virtuais

Já podemos perceber uma série de assistentes virtuais auxiliando as pessoas em suas respectivas rotinas, atualmente. É o caso da Google Assistente e da Alexa, da Amazon, entre outras.

Seja comandos por voz ou à distância, essas tecnologias ajudam a manter a rotina organizada, fazem pesquisas na internet e até mesmo podem acionar os produtos que mencionamos acima, a respeito das casas inteligentes.

Inclusive, esse tipo de solução tem sido considerado por um segmento importante da sociedade: a área da saúde. Por meio dessas assistentes, fica mais fácil monitorar níveis ideais de condições, como a pressão arterial, e dialogar com produtos inteligentes que monitorem esses sinais. Além de notificar o horário desejado para tomar remédios, por exemplo, ou avisar as autoridades diante de um acidente.

Realmente, as assistentes virtuais e o uso combinado da IoT tem possibilitado muitas inovações.

Fechaduras inteligentes

Conectados na internet, os sistemas podem garantir mais segurança aos usuários. Com elevados graus de cibersegurança nessas soluções, é possível controlar o acionamento de portas à distância. Isso pode servir para:

  • casas;
  • condomínios;
  • elevadores;
  • portões de acesso.

Algo que tem muito a agregar na parte de segurança das pessoas, mas também capaz de agregar mais conveniência e comodidade no dia a dia por meio da IoT.

Automóveis conectados

Temos, por fim, um bom exemplo do impacto da Internet das Coisas na conectividade recente com os automóveis. Por meio dos seus respectivos painéis de conexão e integração com aplicativos, os carros se tornaram mais inteligentes e versáteis.

Existem, inclusive, carros com verdadeiros pilotos automáticos e munidos de sensores de segurança para evitar acidentes. Algo que, até então, fazia parte das ficções científicas e que já estão presentes nessa sociedade tão conectada quanto a nossa.

Mas caso você queira saber um pouco mais sobre o assunto de maneira complementar, aqui vai o nosso convite. Muito da IoT passa pela segurança de dados, por isso gostaríamos de mostrar para você como um servidor na nuvem pode gerar mais produtividade, economia e segurança no dia a dia!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela avaliação!

Sim Não

Escrito por:

Marketing Huawei

Deixe seu comentário

Nome * Campo Obrigatório
E-mail * Campo Obrigatório * E-mail Inválido