Inteligência artificial é um termo que há tempos livros e filmes usam nas ficções. Mas, atualmente, é uma palavra bastante real e inserida no nosso dia a dia. Inclusive, em soluções que você talvez nem faça ideia.

Vemos a inteligência artificial aplicada aos negócios, por exemplo, e também em acessórios que consultamos diversas vezes ao longo do dia, as assistentes virtuais são um ótimo retrato! — longe de ser ficção, a inteligência artificial é o nosso presente e é difícil imaginá-lo sem ela. Vamos ver, então, os motivos para tanto alarde e otimismo? Basta seguir com esta leitura!

O que é a inteligência artificial?

Com um mercado avaliado em cerca de US$70 bilhões, atualmente, a inteligência artificial é uma tecnologia do momento, e não do futuro, já tendo diversas aplicações no dia a dia.

Mas o que é e qual é a real importância da inteligência artificial?

Partindo do conceito de inteligência artificial, estamos falando de um conjunto de soluções digitais que “aprende” a simular novos comportamentos com base em resultados obtidos.

Por exemplo: usa-se redes neurais artificiais, algoritmos e outras tecnologias para que uma solução se torne constantemente melhor, mais eficiente e otimizada. Assim como nós fazemos quando aprendemos algo novo.

Entre os exemplos de inteligência artificial mais evidentes, dá para citar a automatização de processos, que vem substituindo o trabalho humano que não demanda capacidade analítica e/ou estratégica.

O que reside por trás da inteligência artificial?

Para que a tecnologia funcione e seja esse diferencial que muitas empresas têm buscado se associar, a inteligência artificial faz uso de outras soluções de impacto. Veja algumas delas, logo abaixo:

  • Machine Learning, que utiliza padrões analíticos para automatizar e tornar os processos otimizados;
  • Deep Learning, que ampara-se nas mencionadas redes neurais artificiais. Isso permite que a tecnologia passe a identificar padrões e ajuda as máquinas a lidarem com tarefas mais complexas de maneira automática;
  • Big Data, que consiste no volume de dados gerados na internet, e na utilização dessas informações de maneira analítica posteriormente;
  • Processamento de Linguagem Natural (PLN), que se traduz no processo de reprodução de processos a partir do reconhecimento da própria linguagem humana.

Com isso, podemos encontrar uma série de vantagens em usar a inteligência artificial. Consegue adivinhar quais são?

Quais são os benefícios da inteligência artificial?

Quando a tecnologia está aplicada na sua rotina, fica fácil observar o quanto suas atividades são enriquecidas por meio dessa solução. Conheça alguns dos benefícios de investir em inteligência artificial!

Tomada de decisão qualificada

Sistemas de inteligência artificial podem ajudar você a identificar (e antecipar) problemas, garantindo agilidade e assertividade à sua tomada de decisão. O mesmo vale para o diagnóstico de oportunidades com base em resultados dos processos automatizados.

Escalabilidade

É possível replicar os processos e garantir um aumento contínuo de produtividade, aprendizado e otimização. Pilares fundamentais para a sua empresa se antecipar e estar em desenvolvimento contínuo.

Automação

Um dos grandes trunfos da tecnologia é a automatização de processos. Ou seja: deixar para a inteligência artificial a responsabilidade por tarefas que sejam burocráticas, mecânicas ou repetitivas. Isso faz com que ocorram menos erros, nos processos, e riscos operacionais. 

Sem falar que a sua mão de obra se torna mais analítica, não tendo que lidar mais com tanta atividade repetitiva. Um benefício para todos, portanto.

Melhora na experiência dos consumidores

A automação no atendimento ao cliente tem se mostrado eficiente para questões práticas e que podem ser resolvidas sem a interação humana. Isso agrega em agilidade, eficácia e reduz o tempo de atendimento do consumidor. O que, por sua vez, se revela algo benéfico para a experiência dos seus clientes.

Quais são as principais aplicações da nas empresas?

Agora que vimos o que é inteligência artificial e todos esses benefícios acumulados no seu dia a dia, aproveite para entender como a tecnologia tem sido aplicada nas empresas:

  • Chatbots, que são meios automatizados de atendimento ao consumidor, podendo ser programados para solucionar questões mais simples e corriqueiras, no dia a dia das empresas, sem a necessidade de interação humana;
  • gestão dos negócios, sendo útil para a compilação e análise de dados e, com isso, garantindo maior poder de assertividade ao trabalho dos líderes da empresa;
  • assistente pessoal, que permite o agendamento de reuniões, notificações e lembretes e mais uma série de atividades do dia a dia. Esse tipo de solução já pode ser visto em assistentes como a Siri, da Apple, e a alexa, da Amazon, entre outras;
  • mecanismos de segurança, pois a proteção virtual também é importante. E a inteligência artificial contribui de maneira a testar, continuamente, os sistemas de segurança a fim de identificar novas oportunidades e carências no atual modelo;
  • análises preditivas, permitindo a antecipação de problemas e também de tendências e oportunidades;
  • vendas e marketing, garantindo um elevado grau de automatização de tarefas e de qualificação nas decisões tomadas a partir da compilação de dados gerados.

Agora, imagine que isso pode ser replicado em empresas de todos os portes e de qualquer segmento de atuação. A inteligência artificial chegou para ficar, e carrega em sua essência todo tipo de benefício.

Para entender melhor a respeito da inteligência artificial e quais são outros dos seus diferenciais, aproveite para saber mais sobre o assunto em nosso artigo que explica tudo sobre a tecnologia!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela avaliação!

Sim Não

Escrito por:

Marketing Huawei

Deixe seu comentário

Nome * Campo Obrigatório
E-mail * Campo Obrigatório * E-mail Inválido