O termo inteligência empresarial nos faz pensar não somente em uma empresa com um DNA de inovação, pensamento crítico  e planejamento estratégico mas, acima de tudo, de alinhamento com as melhores soluções tecnológicas.

Afinal, a transformação digital já começou. Saber como usar as melhores ferramentas digitais pode possibilitar voos ainda maiores para o desenvolvimento da sua marca.

Quer saber mais a respeito da inteligência empresarial? Então siga com a leitura deste post!

O que é inteligência empresarial?

Com o objetivo de compilar, analisar, gerenciar e tomar decisões estratégicas por meio de dados, a inteligência empresarial mostra-se um conceito de grande relevância para qualquer empresa. Para tanto, sua gestão necessita de plataformas tecnológicas confiáveis, que permitam essa coleta de dados.

Bons exemplos disso são: BI (sigla para Business Intelligence) e a Inteligência Artificial (IA) — soluções que caminham juntas na inteligência empresarial. A qualificação de sua mão de obra também é essencial, para que seja possível saber o que fazer com essas informações brutas. Afinal, a inteligência empresarial parte de uma união de esforços entre as facilidades proporcionadas pela tecnologia e a capacidade analítica e estratégica dos seus funcionários.

Como implementar a inteligência empresarial na empresa?

Existem alguns aspectos que podem ser considerados. Abaixo, listamos as etapas fundamentais para tirar as suas ideias do papel e desenvolvê-las na rotina da sua empresa:

  • Defina uma missão, um objetivo e unifique a empresa para buscar, integralmente, essa ambição que pode agregar valor a todos os departamentos. Isso ajuda a tornar o processo mais colaborativo, além de permitir que todos compreendam seus respectivos papéis na hora de implementar o plano de ação;
  • Identifique os custos, riscos e o público com o qual suas estratégias vão dialogar, ajudando a tornar as campanhas mais assertivas e eficientes;
  • Identifique as métricas e os indicadores de desempenho que vão ajudar na elaboração e manutenção de estratégias adotadas em curto, médio e longo prazo;
  • Encontre a melhor plataforma de inteligência artificial e de tecnologias integradas para a coleta de dados;
  • Avalie constantemente o desempenho com base nas métricas observadas;
  • Dedique um período (pode ser diário ou semanal, por exemplo) para ajustes a partir da avaliação dos resultados obtidos. Eles vão ajudar a tornar as ações mais assertivas e ainda mais próximas, continuamente, dos resultados projetados.

Dessa maneira, você consegue avaliar o quanto a inteligência empresarial tem feito sentido para a conquista dos seus objetivos. Mas é importante observar que existem outros benefícios em adotar esse conceito no dia a dia do seu empreendimento. Veja a seguir:

Quais são as vantagens de investir em inteligência empresarial?

Quando se faz uso estratégico e combinado de profissionais qualificados e boas soluções tecnológicas, a estrutura de sua inteligência empresarial está praticamente montada.

Com isso, podemos observar uma série de vantagens em mais um capítulo da transformação digital do seu negócio, como:

  • Diagnósticos mais precisos sobre o momento do seu empreendimento, agilizando a tomada de decisão com base em dados e desempenhos monitorados em tempo real, e não em palpites ou relatórios defasados;
  • Menos riscos para investir e adotar estratégias, já que suas ações serão pautadas por dados confiáveis;
  • Mais oportunidades de negócio e identificação de carências. Tudo porque a inteligência empresarial agrega mais amplitude e conhecimento sobre o que está acontecendo na sua empresa, em tempo real;
  • Definição de objetivos palpáveis e factíveis. Isso ajuda a manter metas capazes de motivar continuamente os seus colaboradores;
  • Maior poder de retenção e atração de talentos, uma vez que os resultados começam a aparecer, os colaboradores se tornam mais engajados e a reputação de sua marca cresce gradativamente.

Como anda o processo de transição da sua empresa, para ingressar definitivamente no conceito de inteligência empresarial?

A Huawei Cloud como solução

Com soluções de armazenamento na nuvem e uma inovadora plataforma de inteligência artificial, a Huawei tem trabalhado na concepção de um modelo de negócios inteiramente imerso na transformação digital.

Dessa maneira, sua empresa pode depender cada vez mais de análises profundas, mensuradas em tempo real e com possibilidades múltiplas de interpretação das informações compiladas. Algo que só tem a elevar e qualificar o poder de decisão dos seus gestores e abrir novos caminhos de desenvolvimento na sua empresa.

É importante mencionar, ainda, que as soluções digitais da Huawei carregam boas doses de cibersegurança. Quem migra para o Huawei Cloud, por exemplo, tem total suporte para preservar e assegurar a integridade de suas informações — sejam elas sensíveis ou não.

Uma rotina pautada pela compilação e uso de dados constantemente, base da inteligência empresarial, necessita dos melhores meios para sobressair-se com relação à sua concorrência e agregar mais valor perante o seu público-alvo.

Quer caminhar nessa direção? Então, aproveite para saber mais sobre a importância da transformação digital para as empresas, e entenda definitivamente porque você deve aderir a essa evolução tecnológica em nossa sociedade!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela avaliação!

Sim Não

Escrito por:

Marketing Huawei

Deixe seu comentário

Nome * Campo Obrigatório
E-mail * Campo Obrigatório * E-mail Inválido