O uso de tecnologias para a transformação digital nos mais diversos setores já é uma realidade no mundo atual, e a inteligência artificial no marketing é um exemplo disso.

Com as tendências e a evolução das tecnologias já existentes, o mercado do marketing está se tornando cada vez mais digital.

Neste artigo falaremos do impacto da inteligência artificial no marketing e sobre as mudanças que envolvem os consumidores e também as marcas.

Continue lendo o artigo e veja como a tecnologia e marketing podem agregar mais valor às marcas e aos consumidores!

Tecnologia e marketing: tendências do Marketing Digital

A combinação entre marketing e tecnologia está se tornando cada vez mais importante. As redes sociais são um universo de infinitas possibilidades onde acontece muita magia, e para essa magia contagiar um maior número de pessoas, ela é impulsionada pela tecnologia. 

À medida que caminhamos em direção ao futuro, percebemos que a inteligência artificial no marketing é realmente a força mais destrutiva, no bom sentido, para os profissionais da área. 

O uso de marketing e tecnologia está trazendo bons resultados. A inteligência artificial está nos dando as informações para automatizar o marketing e torná-lo mais personalizado

O Santo Graal do marketing sempre foi como fazer publicidade para uma pessoa, fornecendo conteúdo personalizado. E a inteligência artificial está tornando isso possível.

O poder da inteligência artificial no Marketing

A inteligência artificial no marketing contribui para uma comunicação mais precisa com os consumidores.

O uso da combinação entre tecnologia e marketing vai capacitar muitas empresas que podem trazer o talento da IA para ajudá-las a identificar e a se comunicar com seus consumidores de forma mais precisa. Vemos, por exemplo, muitas empresas usando chatbots. 

Houve um tempo em que ninguém queria usar chatbots, mas agora há mais aceitação, pois ele está dando respostas mais eficientes e caminhos diretos para os consumidores obterem a satisfação que desejam. 

Seja para responder uma pergunta ou abordar uma reclamação, o chatbot é um exemplo de inteligência artificial no marketing que está adicionando eficiências para o consumidor e para as empresas.

Neuromarketing e Nanomarketing

Ainda no tema de marketing e tecnologia, quando falamos sobre neuromarketing, estamos falando sobre trazer a neurociência, que é a ciência de como o cérebro funciona. E temos diferentes formas de acessar isso. 

Por exemplo, algumas cores despertam certas reações em algumas pessoas. Além disso, agora podemos, através de rastreamento ocular, ter uma ideia para onde a pessoa está olhando primeiro quando olha para a tela, desta forma conseguimos descobrir padrões de consumo

A maioria de nós usamos algum tipo de tecnologia vestível, seja um relógio fitness, ou um relógio inteligente.

Esses tipos de relógios fornecem informações biométricas e, com o consentimento do consumidor, podem nos ajudar a saber o que ele pensa e como ele age, pois não estamos contando apenas com as informações relatadas, mas também com respostas físicas.

Temos então essa tecnologia que facilita nossa rotina e com certeza as empresas vão explorá-la cada vez mais. 

O que queremos dizer ao nos referir ao nanomarketing, é que as empresas buscam sempre uma maneira de obter o máximo de informações dos consumidores e garantir a entrega quando e como eles desejam. 

O uso de marketing e tecnologia para o consumidor

O uso da tecnologia e marketing juntos ajudam a potencializar os resultados da empresa.

Hoje em dia o marketing e tecnologia tem trabalhado muito bem em conjunto. Existem muito mais ferramentas que podem ajudar as empresas a rastrear o que os consumidores desejam. 

As empresas podem prever quando alguém vai querer um produto favorito e tê-lo pronto para enviar antes de pedirem. Essa previsão pode ser feita por ferramentas que analisam a forma como as pessoas estão compartilhando informações ou como estão ordenando suas compras historicamente.

Como a personalização em massa evoluirá?

Com os avanços contínuos e com a aplicação cada vez mais frequente da inteligência artificial no marketing e os avanços que pequenas e grandes empresas estão desfrutando, logo veremos um marketing muito mais “sensível” voltado para o consumidor

Isso é algo que marcas e agências de marketing realmente querem alcançar, porque dá aos consumidores a capacidade de ter conteúdo que agrega valor às suas vidas, que não é só venda, mas também algo que os aprimora.

Portanto, a tecnologia e marketing andam juntos nessa missão de entregar serviços e produtos de valor, alinhados às expectativas de cada um dos consumidores das marcas, de forma personalizada.

Como as marcas vão mudar?

É importante que as empresas conheçam as tendências tecnológicas que podem ajudá-las a entregar produtos e serviços mais personalizados.

É importante que as empresas conheçam as tendências tecnológicas que podem ajudá-las a entregar produtos e serviços mais personalizados.

Como vimos até agora, a inteligência artificial no marketing oferece vantagens para as marcas e consumidores, porém, todos os avanços na transformação digital e no marketing digital terão desafios para as marcas. 

Será necessário que as empresas tenham agilidade para se atualizar dessas tecnologias que ajudarão no processo de garantir uma entrega personalizada para seus consumidores. 

A inteligência artificial no marketing vai dar às marcas a capacidade de entregar esse conteúdo personalizado para que os consumidores percebam que aquela venda está agregando valor para eles também, e não somente para a empresa. 

Na verdade, quando pensamos em um bom marketing, devemos responder à seguinte pergunta: estamos agregando valor aos consumidores? 

Se a resposta for não, então não estamos fazendo certo o nosso trabalho e precisamos buscar alternativas para resolver este problema.

Se a resposta for sim, estamos alcançando algo que traz mais valor a nossa marca a longo prazo, consequentemente isso nos traz novos clientes e mantém os que já temos.

Agora que você já viu como o marketing e tecnologia trabalhando juntos podem agregar grande valor para as marcas e garantir uma boa experiência para os consumidores, navegue pelo blog Huawei Cloud e fique por dentro das tendências tecnológicas para sua empresa!

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