Você sabe o que é cloud gaming? Muito além de serviços de tecnologia da informação corporativos, a computação em nuvem oferece novas oportunidades para a evolução da indústria de jogos. Os jogos em nuvem não são benéficos apenas para as empresas, mas também para os consumidores. 

Com o serviço de nuvem, outras áreas de entretenimento, como música, televisão, etc, oferecem amplo conteúdo aos usuários por meio de uma variedade de dispositivos, como PCs, smartphones, Smart TVs, e a indústria de jogos não será uma exceção. 

Atualmente, esse mercado registra um crescimento rápido e constante, com uma receita de US$68 bilhões, um aumento de 10% em relação a 2018.

Com a adoção global de smartphones, o avanço da rede 5G e a infraestrutura baseada em nuvem, a indústria de games deve crescer a um ritmo ainda mais acelerado.

A previsão é que os gastos dos consumidores com jogos devem crescer para US$196 bilhões até 2022, sendo que os games para celular devem crescer para representar quase metade do mercado de jogos. 

Neste artigo, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre os jogos na nuvem e o futuro da cloud gaming. Confira!

O que é Cloud Gaming?

Os jogos em nuvem são uma nova maneira de jogar vídeo games, sendo lançados não no dispositivo do usuário, mas no servidor remoto em cloud da empresa que fornece o serviço de jogos. 

Neste modelo, os jogadores ainda controlam a jogabilidade em seus próprios dispositivos. No entanto, os comandos são enviados a um servidor que os executa diretamente e transmite o videogame para o usuário.

Os jogos na nuvem podem ser divididos em três tipos principais, dependendo da tecnologia empregada no processo de jogo:

Streaming de vídeo 

O streaming de vídeo é um dos 3 tipos de jogos na nuvem que existem.

É o streaming de um vídeo interativo. Nele, o jogador envia comandos de entrada para o servidor, controlando o jogo remotamente. Ao mesmo tempo, o servidor processa as operações e executa o jogo. 

Nesse caso, a renderização da imagem ocorre na nuvem em CPUs / GPUs remotas, enquanto o vídeo do jogo é transmitido ao usuário e decodificado no dispositivo local. 

O streaming de vídeo permite que você reproduza em configurações altas e desfrute de bons gráficos. Contudo, requer uma internet rápida e estável para um jogo confortável.

Streaming de comando 

Neste caso, a lógica do jogo e os comandos gráficos são processados ​​na nuvem, enquanto a renderização ocorre localmente no dispositivo do usuário. Em comparação com o streaming de um vídeo interativo, essa abordagem reduz a carga na rede

O envio de comandos requer muito menos largura de banda da Internet em comparação com a transmissão de um vídeo. Além disso, também é possível reduzir a latência devido à falta de necessidade de codificar e decodificar um vídeo. 

O problema com esse método é que os gráficos do jogo são limitados pelos recursos da placa de vídeo do dispositivo que está sendo usado para o jogo.

Streaming de arquivo 

Também conhecida como transferência de arquivos stream, esta tecnologia permite que os jogadores acessem o game depois de baixar um pequeno número de arquivos (cerca de 5%) para o dispositivo. 

Assim, os desenvolvedores de jogos conseguem reduzir o custo de produção de mídia e envio de patches aos jogadores. 

No entanto, mesmo sendo um cloud gaming, este tipo ainda exige que os usuários tenham máquinas potentes para baixar os arquivos e usá-los no próprio dispositivo.

Como funciona o cloud gaming?

Além de saber o que é cloud gaming, é importante entender seu funcionamento.

Agora que você já sabe o que é cloud gaming, é importante compreender como essa tecnologia funciona. 

Quando um usuário inicia um jogo em seu console ou PC, seja um disco físico ou um arquivo baixado, ele é executado graças aos processadores e outros componentes embutidos na máquina.

O princípio do cloud gaming é diferente. A abordagem consiste em rodar o jogo nos servidores da operadora, localizados em um data center. Via internet, as imagens do jogo são transmitidas em tempo real para a tela do usuário. É como consumir um vídeo do YouTube ou um filme na Netflix.

Da mesma forma, as ordens inseridas pelo jogador são transmitidas diretamente para os servidores do fornecedor. 

Na prática, os jogos na nuvem tornam possível jogar um videogame com o máximo de gráficos em qualquer dispositivo com tela e conectado à internet.

O conceito de cloud gaming não é novo. A questão é que até pouco tempo, restrições técnicas impediam que esses serviços proporcionassem uma boa experiência agradável e fluida aos usuários. Isso porque a maioria das conexões era muito lenta e instável, causando problemas de latência significativos e prejudicando a experiência.

Agora, com avanços significativos no desenvolvimento das novas tecnologias e da rede 5G, a realidade é diferente. Se o usuário tiver uma conexão rápida e estável o suficiente, poderá entender na prática o que é cloud gaming e desfrutar dos serviços de jogos na nuvem em ótimas condições.

Quais são os benefícios dos jogos em nuvem?

Cada vez mais, os jogos na nuvem vêm ganhando espaço no mercado. A cloud gaming está transformando a maneira como os videogames são jogados, distribuídos e vendidos. 

Por isso, as grandes empresas da indústria de jogos planejam seu posicionamento em um futuro em que discos, downloads e até mesmo consoles não são mais necessários. Afinal, os jogos na nuvem são transmitidos pela internet com a mesma facilidade com a qual você acessa sua série favorita no Netflix.

Depois de saber o que é cloud gaming e como a tecnologia funciona, é hora de compreender as vantagens da tecnologia. Confira:

1- Dispensa atualização de hardware 

Um dos grandes benefícios do cloud gaming é que ele não precisa de atualizações de hardware.

Com os jogos na nuvem, o usuário não precisa comprar equipamentos caros para jogos nem investir em um computador atualizado com frequência. 

Além disso, se o jogador tem um computador potente, mas não quer comprar um console de videogame, usar jogos na nuvem é uma combinação perfeita para ele.

2- Segurança

A segurança de nível industrial usada por empresas de computação em nuvem evita interrupções externas, como ciberataques

Nos sistemas em nuvem, as informações são guardadas em um espaço de armazenamento virtual, o que torna a plataforma mais segura do que outros aplicativos tradicionais.

3- Compatível com dispositivos de qualquer tipo

Usando a plataforma de nuvem altamente escalonável, os jogos de última geração podem ser jogados mesmo em máquinas de baixo custo. 

A limitação causada pelos requisitos de memória, capacidade gráfica e poder de processamento diminui com as soluções em nuvem e, portanto, fornece aos usuários uma experiência de jogo excepcional.

4- Fácil acesso aos jogos 

O local onde o jogador está já não importa no cloud gaming. Isso porque o usuário não precisa carregar um computador de jogo poderoso. Basta conectividade e um dispositivo para acessar os jogos em nuvem em qualquer lugar e a qualquer hora, sem precisar baixar e configurar aplicativos. 

5- Redução de custos

A redução de custos para as empresas é uma grande vantagem dos jogos em nuvem.

Em modelos tradicionais de jogos, as empresas são obrigadas a pagar mais pela largura de banda quando o tráfego no sistema é alto. Isso geralmente acontece quando as companhias lançam um novo título de jogo. 

Em períodos normais de tráfego, as empresas de jogos usam cerca de 10% do espaço do servidor e largura de banda e reservam os 90% restantes. 

Ao usar cloud gaming, as empresas adotam o modelo de serviço Software as a service (SaaS), ou seja, pagam apenas pelos recursos que utilizam.

Exemplo de cloud gaming

Você já sabe o que é cloud gaming e quais são os benefícios para a indústria de jogos e para os consumidores. Agora, vamos conhecer um exemplo prático.

As gigantes da área de games, como Nintendo e Sony, estão desenvolvendo jogos na nuvem ou, pelo menos, pensando em como fazer isso. Além disso, outras companhias, incluindo Walmart, Verizon e Nvidia também devem se destacar nesse mercado.

Huawei Cloud

A Huawei oferece a solução de cloud para que as empresas desenvolvedoras de jogos disponibilizem aos jogadores uma experiência única, sem falhas ou atrasos que prejudicam a jogabilidade.

O seviço de cloud da Huawei também conta com uma infraestrutura de servidores que permitem que os jogos funcionem em alto desempenho, com alta qualidade na conexão e sempre garantindo a segurança dos dados.

Além disso, não é necessário que os usuários baixem aplicativos ou atualizem seus dispositivos, tornando os jogos mais práticos e acessíveis.

Como será o futuro dos jogos na nuvem?

Daqui em diante, a tendência é que mais jogadores descubram o que é cloud gaming e conheçam as vantagens da tecnologia. 

Agora, em vez de se concentrar na produção de hardware ou consoles que sejam portáteis e fáceis de usar, os desenvolvedores de jogos trabalham para criar um conteúdo de jogo interessante e duradouro, com o suporte da computação em nuvem. 

Os jogos em nuvem trazem vantagens tanto para os clientes quanto para as empresas. Com a nova tecnologia, grandes fabricantes de jogos, como Nintendo e Sony, têm condições de potencializar a inovação e fornecer um conteúdo atrativo que gera engajamento e motiva os jogadores. 

De outro modo, os jogos em nuvem eliminam a necessidade de carregar o console e fornecem acesso rápido a vários jogos por meio de laptops, smartphones e desktops. 

É certo que a computação em nuvem já começou a revolucionar a indústria de games. Os desenvolvedores de jogos têm a ferramenta perfeita para gerar mais vendas e, ao mesmo tempo, envolver os clientes por meio de uma experiência de jogo simples, fluída, atrativa e agradável

Agora que você já sabe o que é cloud gaming, que tal saber mais sobre a aplicação de outras tecnologias disruptivas em diferentes setores do mercado? Continue acompanhando o blog da Huawei!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela avaliação!

Sim Não

Escrito por:

Roberto Gerent

Executivo de vendas de contas com mais de 20 anos de experiência em TIC em um ambiente multicultural. Entusiasta de tecnologia, videogame e amante de viagens e cerveja :)

Executivo de vendas de contas com mais de 20 anos de experiência em TIC em um ambiente multicultural. Entusiasta de tecnologia, videogame e amante de viagens e cerveja :)

Deixe seu comentário

Nome * Campo Obrigatório
E-mail * Campo Obrigatório * E-mail Inválido