Com o advento da computação em nuvem e os múltiplos benefícios para as organizações, ficou mais fácil aumentar a produtividade, organizar arquivos e promover mobilidade e flexibilidade às empresas. Isso tudo, claro, alinhado aos valores da transformação digital em voga no mundo inteiro. Uma tendência que chegou para ficar, inclusive.

Mas ao falarmos sobre o tema, muitos empreendedores se confundem e tendem não saber, exatamente, a melhor solução para os seus respectivos negócios. Afinal de contas, é recomendável investir em nuvem pública ou em nuvem híbrida? Neste post, vamos explicar para você não apenas as diferenças entre nuvem pública e privada, mas também como identificar a melhor solução para a sua empresa. Confira!

Os benefícios da computação em nuvem

O termo tem origem na ideia de migrar os dados de arquivos para um ambiente inteiramente digital. A tal da nuvem que tanto falamos no conceito de cloud computing (cloud significa “nuvem” em inglês).

Esse ambiente online serve para que possamos abrir mão de servidores pesados, robustos e que ocupam muito espaço e energia elétrica, nas empresas, e promove mais flexibilidade para investir em novas soluções e adaptar as suas novas necessidades, gradualmente, sem a necessidade de grandes investimentos em novas tecnologias.

E para oferecer ainda mais liberdade para os usuários, é comum que encontremos dois principais tipos de nuvem: pública e híbrida. É sobre elas que vamos falar nos próximos tópicos.

A nuvem pública

A nuvem pública é um produto focado tanto em fornecer infraestrutura digital e de qualidade para usuários e empresas em geral.

Acontece que esse ambiente digital é compartilhado e vem acompanhado de pouca capacidade de personalização. Consequentemente, é importante que os indivíduos saibam exatamente o quanto eles necessitam de uma solução em computação na nuvem. Afinal de contas, com baixa possibilidade de personalização, você tem que se adaptar mais à solução do que vice-versa.

Por sua vez, a nuvem pública é mais acessível e, por meio da alta concorrência por pessoas interessadas no produto, é possível encontrar ampla diversidade de serviços disponíveis nesse sentido. Mas é importante ficar de olho na grande limitação desse tipo de serviço, que é a impossibilidade de acompanhar o crescimento da sua empresa. Provavelmente, nessas situações você vai ter que mudar de servidor assim que as suas necessidades evoluírem ao longo do tempo.

A nuvem híbrida

É possível expandir no contexto das diferenças entre nuvem pública privada e híbrida, neste tópico, porque já conseguimos abrir um diálogo comparativo. Tudo porque a nuvem híbrida utiliza, simultaneamente, dois modelos de tecnologia de computação na nuvem: a nuvem privada e a nuvem pública.

Ou seja: uma combinação que usa as melhores características de ambas a fim de estabelecer um modelo que seja, igualmente:

  • acessível;
  • econômico;
  • flexível.

Por exemplo: a nuvem híbrida permite que você armazene informações sensíveis em áreas com características de uma nuvem privada, enquanto dados do dia a dia e menos confidenciais podem ser armazenados em uma parte que contenha as características de nuvem pública. A solução de nuvem híbrida HUAWEI CLOUD, por exemplo, consegue aliar o melhor das duas opções com facilidade.

Escolhendo entre nuvem pública e nuvem híbrida

Como destacamos, vale observar que a nuvem pública é mais acessível, economicamente, mas a nuvem híbrida tem como um dos grandes diferenciais o seu potencial de personalização — algo que falta à nuvem pública. Veja, a seguir, outras vantagens que podem valer a consideração para uma nuvem híbrida:

  • usada por empresas que hospedam suas soluções na nuvem, mas têm a necessidade de um banco de dados com armazenamento local;
  • ideal para quem busca flexibilidade e níveis diferenciados de segurança;
  • diferenciada para quem usa um ambiente dedicado e um banco de dados sigiloso.

O melhor tipo de cloud, portanto, não é um ou o outro. Embora existam diferenças entre a nuvem pública e a nuvem híbrida, ambos os produtos são perfeitos para quem tem necessidades enquadradas nos recursos e ferramentas de cada um deles.

Considere também outras informações para a sua tomada de decisão, como o seu tipo do negócio, do perfil de sua empresa, o segmento do qual você trabalha, suas necessidades organizacionais etc. 

É importante contar com a avaliação especializada e descritiva da sua gestão em TI. Assim, fica mais fácil comparar as necessidades da sua empresa com as vantagens de cada tipo de nuvem. 

Gostou de aprender mais sobre os benefícios de cada tipo de nuvem? Se quiser saber mais sobre a Solução de nuvem híbrida_HUAWEI CLOUD, entre em contato e lembre-se de compartilhar a informação com os seus amigos e colegas de trabalho!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela avaliação!

Sim Não

Escrito por:

Marketing Huawei

Deixe seu comentário

Nome * Campo Obrigatório
E-mail * Campo Obrigatório * E-mail Inválido