Muita gente deseja saber como funcionam os jogos online — afinal, 40% da população mundial tem um game favorito em andamento —, indo além do encantamento e do lazer proporcionado por eles. E se você é uma dessas pessoas, veio ao lugar certo!

Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre sua internet para jogar online. Por exemplo: as diferenças entre download e upload e também os motivos pelos quais o temível lag pode acontecer no meio de uma partida, entre outras curiosidades. Boa leitura! 

Quais são os pontos importantes a se atentar em um jogo online?

O seu serviço de internet é mais importante do que você imagina. Afinal de contas, antes de conectar-se em um servidor e começar o se divertir com o seu jogo favorito, é importante considerar três elementos-chave:

Velocidade e taxa PING

Sabe os melhores jogos online para jogar com amigos à distância, e sem imprevistos na conexão? Pois então, para isso você deve ficar de olho na velocidade e também na taxa PING. 

Resumidamente, trata-se do tempo que o seu computador leva para conectar-se ao servidor na internet para jogar online. Quanto maior a velocidade contratada junto ao provedor, melhor será o desempenho.

Estabilidade de sinal

Internet de boa qualidade evita que sua jogatina seja interrompida por conta de uma queda na conexão. No geral, o serviço de fibra óptica é um dos mais estáveis, atualmente. O que melhora a qualidade da conexão e as horas de diversão com os seus amigos.

Banda simétrica

Você não precisa saber como funciona a internet de ponta a ponta. Mas, para entender como funcionam os jogos online, vale saber a respeito da banda simétrica — a proporção da taxa de download e upload. 

E caso você não entenda do assunto e não sabe qual é a diferença entre download e upload, o primeiro tem a ver com a rapidez que os arquivos são baixados no seu computador. Já o segundo diz respeito à velocidade que os arquivos são enviados de volta à rede. Se você busca uma boa banda simétrica, tem que contar com uma taxa bem equilibrada entre ambos.

Arquivos salvos na nuvem

Uma diferença grande entre os jogos com mídia física e os jogos online é que grande parte desses produtos têm agora, uma infraestrutura híbrida. Em outras palavras: não precisamos mais de tanto espaço interno de memória para acomodar os nossos games favoritos. Muitos arquivos são armazenados na nuvem, tornando os downloads menores e também mais ágeis os processamentos durante a jogatina.

Dessa maneira, fica mais fácil obter uma resposta veloz e otimizada do sistema, o processamento do seu computador ou dispositivo móvel também agradece e os jogos são mais fluídos sem perder, com isso, qualidade gráfica e de desempenho.

Lag

Quem tem praticado algumas partidas digitais e demonstrou interesse em saber como funcionam os jogos online já deve ter ouvido falar no lag. Também de maneira simplificada, o lag é aquela “travadinha” que o game online dá em decorrência da instabilidade na conexão. Não chega a ser uma queda, mas uma pequena interrupção que faz toda a diferença na sua performance em uma partida online.

Só que ele também pode ocorrer por causa de outros fatores, como:

  • o hardware não é compatível o suficiente com o peso (em gráficos e/ou processamento) do jogo;
  • quando a internet sofreu um atraso no recebimento e envio de dados.

Agora que você já conhece os principais fatores que influenciam um jogo online, vamos nos aprofundar em outras questões!

Como funcionam os jogos online com relação a downloads e uploads?

Voltando ao assunto de download e upload, vamos entender como funcionam os jogos online por meio de ambos os conceitos.

E é importante conhecer os dois, já que muita gente só se preocupa com a taxa de download ao contratar um serviço de internet. E sabe por quê? Embora o download seja ótimo para jogos digitais ou mesmo para assistir a um filme ou série via streaming, o upload é a resposta do seu sistema ao servidor que você está acessando.

Assim, a cada pedido de acesso ao servidor, o upload vai trabalhar em ritmo acelerado. E se não existe boa proporção entre as taxas, você pode enfrentar alguns problemas, como o jogo travando no meio da partida.

Daí, a importância em não só verificar o download do serviço atraente de uma operadora. A taxa de upload, embora pouco divulgada na oferta, tem grande valor para quem sabe como funcionam os jogos online.

Como melhorar a conectividade em uma partida digital?

Além dos pontos acima citados, você pode melhorar ainda mais a qualidade das suas jogatinas on-line, sabia? E nem precisa entender muito de tecnologia para isso. Dá só uma olhadinha:

  • conheça a distância entre seu equipamento e o servidor onde está hospedado o seu jogo online favorito. Quanto mais distantes, maior será a taxa PING;
  • conecte o seu computador em um cabo de rede. Confiar plenamente no sinal Wi-Fi pode ser um equívoco;
  • analise, previamente, se os seus jogos digitais são compatíveis com o serviço de internet contratado ou que você pretende contratar;
  • sempre avalie a configuração dos games antes de comprá-los. Isso serve tanto para computadores quanto para dispositivos móveis, como celulares e tablets.

E por falar nos diferentes tipos de dispositivos para entender como funcionam os jogos online, fica aí a grande dica: as configurações do serviço de internet não influenciam muito se você joga no PC, no videogame ou no seu celular com tecnologia 5G.

Importante lembrar, contudo, que a sua distância para o servidor interfere, sim, na qualidade da conexão. A métrica é a mesma: quanto mais distante, menos estável pode ser a jogatina. 

Huawei – Gaming Cloud

No mais, você já sabe como funcionam os jogos online e já tem tudo o que precisa para tomar uma boa decisão — isso vale tanto para contratar um bom serviço de internet quanto para garantir excelentes performances enquanto você se diverte com os seus amigos.

Muito além de serviços de tecnologia da informação corporativos, a computação em nuvem oferece novas oportunidades para a evolução da indústria de jogos. Você já ouviu falar em Gaming Cloud? Nesta tecnologia, os jogadores ainda controlam a jogabilidade em seus próprios dispositivos, porém, os comandos são enviados a um servidor que os executa diretamente e transmite o videogame para o usuário.

Os jogos em nuvem são uma nova maneira de jogar vídeo games, sendo lançados não no dispositivo do usuário, mas no servidor remoto em cloud da empresa que fornece o serviço de jogos. 

Agora, caso você queira saber um pouco mais sobre o assunto, que tal ver como essa tecnologia tem se desenvolvido para garantir ainda mais conveniência aos jogadores? Para isso, dê uma conferida em nosso artigo completíssimo que explica o que é cloud gaming!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela avaliação!

Sim Não

Escrito por:

Marketing Huawei

Deixe seu comentário

Nome * Campo Obrigatório
E-mail * Campo Obrigatório * E-mail Inválido