Atualmente, a informação digital tem um extremo valor, auxiliando a compilar insights para o seu negócio se desenvolver, e possibilitando a análise do desempenho de suas ações on-line. Por esse motivo, a necessidade de um banco de dados para empresas tem sido  tão relevante.

Caso você ainda não conheça totalmente a importância do banco de dados para as empresas, te ajudaremos a compreender os motivos pelos quais as informações digitais têm sido comparadas ao “petróleo do século 21”. Boa leitura!

O que seria um banco de dados para empresas?

Resumidamente, o banco de dados nada mais é do que o local onde as informações on-line compiladas e/ou adquiridas são armazenadas. Tudo aquilo, portanto, que é pertinente para a empresa.

Mais que documentos, o banco de dados pode armazenar, por exemplo, dados relativos à produtividade de sua equipe, ou até mesmo gravações de atendimentos ao consumidor, para uso interno. Não à toa o banco de dados para empresas é tão necessário: você usa essas informações para obter soluções de modo contínuo, tornando o seu trabalho melhor e mais produtivo.

O banco de dados tem parte ativa nesse processo, porque ele ajuda a absorver, registrar e transformar as informações em um dados computáveis no Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (ou SGBD). 

Antes disso, contudo, esses dados passam por um processo de tratamento e organização para que possam ser posteriormente analisadas e usadas de maneira aplicável, funcional e eficiente.

Quais são os tipos de banco de dados?

Para entender quais são os melhores bancos de dados para empresas, é necessário compreender os tipos mais comuns usados no mercado:

Relacional

Nesse modelo de banco de dados para empresas, as informações são registradas e tabeladas em colinas para que gerem relação entre si, permitindo análises estratégicas com rapidez e assertividade.

Esse tipo de banco de dados está presente, em sua maioria, em soluções tecnológicas como o ERP e sistemas CRM. Pontos elementares que contribuem com a rápida tomada de decisão e a análise de relatórios a partir desse cruzamento de dados compilados e registrados.

Não relacional

Apesar de menos versáteis que o sistema relacional, esses dados têm a mesma importância. 

É muito comum observar a sua aplicação em redes sociais, por exemplo, quando queremos observar as métricas presentes em uma postagem nas redes sociais.

Quais são as vantagens de investir em um banco de dados para empresas?

Com uma boa tecnologia em banco de dados, a sua empresa pode se beneficiar de diferentes maneiras. Confira, a seguir, as principais delas!

Facilidades de uso e aplicações

A vantagem mais evidente é a possibilidade de usar essas informações quando quiser. E o banco de dados explora essa conveniência de maneira prática, para que você visualize os dados que realmente importam para os objetivos da sua empresa, podendo acessá-los e analisá-los com facilidade.

Análises estratégicas

É inegável o quanto um banco de dados para empresas é importante para o crescimento das mesmas, e isso acontece porque ele tem a capacidade de explorar e apresentar os dados para análise. Isso geralmente ocorre via relatórios e comparativos com métricas e indicadores.

Segurança da informação

A segurança da sua propriedade intelectual também é protegida. O banco de dados para empresas leva a segurança digital a sério, contando com recursos em camadas, constantemente atualizados para manter as suas informações on-line devidamente seguras.

Isso é fundamental para o uso dos dados dos clientes de acordo com as exigências e obrigatoriedades presentes na LGPD — a Lei Geral de Proteção de Dados

Soluções automaticamente atualizadas

Uma grande vantagem das soluções digitais é que elas são constantemente atualizadas. Em um momento tão dinâmico como o que vivemos, com novas tecnologias surgindo a todo instante, o banco de dados para empresas tem a versatilidade de  ser sempre aprimorado.

Com isso, você não precisa investir em novas soluções periodicamente, apenas contar com um banco de dados que esteja sempre atualizado e consiga se alinhar às necessidades atuais do mercado.

Como escolher o banco de dados para a sua empresa?

Para saber se você está dando o passo certo rumo ao crescimento do seu negócio, avalie os seguintes aspectos antes de escolher um banco de dados para empresas. Confira a seguir quais são:

  • Procure saber o tipo de dado usado na solução que você está de olho. Dados estruturados ou desestruturados devem ser levados em consideração.
  • Conheça o volume de dados do seu negócio. Isso ajuda a definir previamente as suas necessidades, para que o uso da solução fique alinhado às perspectivas de crescimento da sua empresa.
  • Avalie também o desempenho do banco de dados para empresas. E, especialmente, escolha com cuidado a empresa fornecedora. Isso ajudará na transição para a solução, e garantirá um pronto atendimento que supra as suas necessidades.

Vale lembrar que o banco de dados para empresas nada mais é do que um meio eficaz de colocar a sua empresa em um novo patamar de qualidade. E se você quer saber quais outros passos podem ser dados para isso, confira também nosso artigo que explica tudo a respeito da transformação digital e a sua importância para as empresas!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela avaliação!

Sim Não

Escrito por:

Marketing Huawei

Deixe seu comentário

Nome * Campo Obrigatório
E-mail * Campo Obrigatório * E-mail Inválido