Na estratégia de tecnologia da informação de uma empresa, a segurança digital é um dos aspectos centrais. Especialmente agora, com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as companhias precisam garantir a segurança dos dados corporativos. Isso porque uma perda acidental de ativos de dados pode ter um impacto devastador em seus negócios.

De acordo com dados do Boston Computing, 93% das empresas que perdem o acesso aos seus ativos por 10 dias ou mais, entram em processo de falência em 12 meses. 

Neste contexto, executar backups de dados nos intervalos corretos é a melhor maneira de evitar a perda de receita e de clientes diante de uma falha de hardware, condições climáticas adversas, vandalismo ou outros problemas.

No entanto, executar backups já não é uma tarefa tão simples. As empresas raramente têm a opção de apenas inserir uma fita de backup em seus servidores todas as noites. 

À medida que a base de ativos de dados organizacionais aumenta exponencialmente, fica cada vez mais claro que simplesmente não existe uma abordagem única para todos os backups de dados e adequada para todos. 

Por isso, neste artigo, vamos apresentar as três abordagens comuns para backups, a diferença entre backup incremental e diferencial e como escolher o melhor para sua empresa.

O que é o backup incremental?

O backup incremental armazena todos os arquivos alterados desde o último backup full, diferencial ou incremental.

A vantagem de um backup incremental é que ele leva menos tempo para ser concluído. A desvantagem é que, durante uma operação de restauração, cada incremento é processado isoladamente e isso pode tornar a tarefa de restauração demorada.

Na prática, o backup incremental fornece um método mais rápido de backup de dados do que a execução repetida de backups completos.

Durante um backup incremental, apenas os arquivos alterados desde o backup mais recente são incluídos. É daí que vem seu nome: cada backup é um incremento de um outro realizado anteriormente.

Por exemplo, se você tiver uma programação de backups completos aos domingos, backups incrementais em todos os outros dias, o processo será assim:

  • Domingo: todos os dados.
  • Segunda-feira: Alterações desde o backup de domingo.
  • Terça-feira: Mudanças desde o backup de segunda-feira.

Vantagens do backup incremental

Quando comparado com o backup diferencial, esse tipo de backup de dados se destaca, principalmente, porque copia apenas os arquivos novos e modificados (desde a última execução do backup, seja ele completo, diferencial ou incremental). Ou seja, esse processo resulta em backups menores e mais leves.

Além disso, vale destacar outros prós do backup incremental:

  • Esse é o tipo de backup mais rápido, pois só faz backup em incrementos;
  • Economiza espaço de armazenamento quando comparado com outros tipos;
  • Cada incremento de backup pode armazenar uma versão diferente para um arquivo/ pasta.

Desvantagens do backup incremental

Mesmo com vários benefícios, o backup incremental também tem seus contras. Veja os principais:

  • A restauração completa é lenta em comparação com outros tipos de backup. Isso porque é preciso ter o primeiro backup completo e todos os incrementos desde então;
  • Para restaurar a versão mais recente de um arquivo individual, o incremento que o contém deve ser encontrado primeiro. 

Basicamente, a recomendação é usar backups incrementais se, por alguma razão, você não puder dedicar tempo ao processo de backup ou estiver com o risco de falha na recuperação de dados.

Além disso, é importante saber que o backup incremental exige esperar por algum tempo para restaurar seus dados.

Backup diferencial: conceito e aplicação

O backup diferencial conta com uma restauração ágil, porém exige mais espaço de armazenamento.

O backup diferencial inclui todos os arquivos novos e modificados desde o último backup full, não importa se houve outros backups incrementais ou diferenciais executados desde o último backup de dados completo. Ou seja, esse mecanismo resulta em backups maiores.

Quanto à restauração, o backup diferencial é mais rápido, pois necessita apenas do diferencial mais recente e do completo, enquanto o backup incremental restaura os dados um a um, para obter a versão mais recente de todos os arquivos.

Na prática, o backup diferencial requer mais espaço de armazenamento. Além disso, o processo costuma ser mais demorado do que na abordagem do backup incremental.

No entanto, é um caminho mais rápido para a recuperação de dados, já que apenas dois conjuntos de backup são necessários para restaurar seus ativos.

Vantagens backup diferencial

  • Os requisitos de espaço de armazenamento são menores, exigindo menos espaço do que backups full;
  • A restauração é mais ágil do que no backup incremental, pois apenas o último backup full e o diferencial mais recente são necessários;
  • O backup também é mais rápido do que o backup full, pois apenas os arquivos alterados são necessários.

Desvantagens do backup diferencial

  • Essa é uma abordagem mais lenta, que exige um período de tempo maior para conclusão, do que o backup incremental;
  • Para recuperação completa, este tipo requer um backup full inicial;
  • A TI precisa reunir dois conjuntos de backup para garantir a restauração de arquivos;
  • Possibilidade de falha na recuperação se um ou mais backups estiverem incompletos.

Backup full: o que é e quando aplicar?

O backup full é o ponto de partida para os outros tipos de backups.

O backup full é o ponto de partida para todos os outros backups e contém todos os dados nas pastas e arquivos selecionados para backup.

Como o backup full armazena todos os arquivos e pastas, geralmente, ao escolher esta abordagem, a tendência é que as operações de restauração sejam mais rápidas e simples

É importante ter em mente que ao optar por qualquer outro tipo de backup de dados, seja backup diferencial, seja backup incremental, as tarefas de restauração podem demorar mais.

Na estratégia ideal, o recomendado seria fazer backups full o tempo todo, porque eles são os mais abrangentes e independentes. No entanto, o período extenso de duração para executar backup full frequentemente impede as empresas de usar esse tipo de backup de dados. 

Desse modo, os backups full costumam ser restritos a uma programação semanal ou mensal. Atualmente, com o aumento da velocidade e da capacidade da mídia de backup , os backups full noturnos têm se destacado como uma proposta mais realista.

Os backups full oferecem a melhor solução em proteção de dados e, como é possível agendar um backup para ser executado automaticamente, ele requer pouca intervenção humana em comparação aos benefícios. 

Um único backup full garante à empresa a capacidade de restaurar completamente todos os arquivos e pastas de backup.

No entanto, você deve estar ciente de um problema de segurança significativo: cada backup completo contém uma cópia inteira dos dados. Se a mídia de backup for acessada ilegalmente, roubada ou perdida, toda a cópia de seus dados pode estar nas mãos de pessoas não autorizadas.

Por isso, ao decidir usar um programa de backup para fazer backups full, tenha certeza de que ele oferece criptografia para proteger os dados do backup.

Vantagens do backup full

  • Proporciona a restauração mais rápida em relação às demais abordagens de backup de dados;
  • Todos os dados do backup são armazenados em um único arquivo, facilitando o gerenciamento.

Desvantagens do backup full

  • É o backup mais lento quando comparado com outros tipos de backup;
  • Os requisitos de espaço de armazenamento são os mais elevados em relação ao backup incremental ou diferencial.

Vale lembrar que os dispositivos de armazenamento já estão mais baratos, portanto a última desvantagem gera baixo impacto na estratégia de TI.

Como escolher o tipo de backup de dados mais adequado

É importante saber como escolher o tipo de backup de dados mais adequado para a situação da sua companhia.

Como existem diferentes cenários e casos, todos os tipos de backup são úteis em diferentes situações.

Portanto, para escolher o método de backup a ser usado, você precisa definir se deseja uma restauração mais rápida ou um backup mais ágil. Em síntese, é preciso conhecer a sua demanda para encontrar a abordagem ideal. 

O diferencial é recomendado se você precisa de uma restauração mais rápida, enquanto o incremental permite executar um backup com sucesso em menor tempo.

Já o backup full é o ponto de partida para os demais e sempre inclui todos os arquivos. Desse modo, a restauração é rápida, já que uma única versão de backup é necessária.

O tipo de backup diferencial inclui todos os arquivos novos e modificados desde o último full. No caso de restauração, esta abordagem exige apenas duas versões de backup: a diferencial e a completa mais recente.

Já o backup incremental abrange todos os arquivos novos e modificados desde o último full, diferencial ou incremental. É o menor tipo de backup de dados.

Quando você precisar restaurar um backup incremental, levará mais tempo, pois todas as versões de backup, desde o último completo até o incremental mais recente, serão restauradas.

Afinal, qual é a melhor estratégia de backup de dados?

Como vimos até aqui, na maioria dos casos, a estratégia de backup ideal é uma combinação de backups full e diferenciais.

Para tanto, é importante ter em mente que a frequência de backups full depende do ritmo de geração e mudança de dados e arquivos.  

Por exemplo, se um desenvolvedor altera partes importantes de um site todos os dias, os backups diferenciais logo se tornarão maiores do que um backup full. Ou seja, é melhor realizar um backup full antes de prosseguir com os diferenciais diários. 

A fim de facilitar a definição de backup, é possível adotar uma regra: sempre que você mudar mais de 50% da estrutura do site, no caso do exemplo acima, ou da base de dados, faça um backup full antes de continuar com o backup diferencial. 

Os dados representam a vitalidade do seu negócio e garantem a continuidade dele. Por isso, você deve fazer o seu melhor para não perdê-los.

Invista em uma estratégia consistente de backup de dados, garantindo a proteção dos dados corporativos dos clientes, usuários e fornecedores. Esse é um compromisso valioso para a competitividade da companhia e a segurança dos seus stakeholders. 

Soluções de backup Huawei

Agora que já conhece os diferentes tipos de backup e as vantagens e desvantagens de cada um, você pode garantir a melhor solução de backup para sua companhia. 

As soluções Huawei Backup fornecem um backup centralizado e all-in-one, suportando o backup de aplicativos de bancos de dados, sistemas de arquivos, Máquinas Virtuais (VMs), big data e sistemas de e-mail. 

Essa solução oferece:

  • Backup em tempo real
  • Reuso instantâneo
  • Convergência e eficiência

Se você quer saber mais dicas para garantir a segurança dos dados da sua empresa e conhecer mais sobre tecnologias para seu negócio, confira os conteúdos do blog da Huawei e mantenha sua companhia sempre atualizada e protegida.

Este artigo foi útil?

Obrigado pela avaliação!

Sim Não

Warning: file_get_contents(): SSL operation failed with code 1. OpenSSL Error messages: error:1416F086:SSL routines:tls_process_server_certificate:certificate verify failed in /var/www/html/blog/wp-content/themes/blog-huawei/template-part/single/single-tags.php on line 7

Warning: file_get_contents(): Failed to enable crypto in /var/www/html/blog/wp-content/themes/blog-huawei/template-part/single/single-tags.php on line 7

Warning: file_get_contents(https://huaweibra.com.br/blog/wp-content/themes/blog-huawei/assets/icons/tag.svg): failed to open stream: operation failed in /var/www/html/blog/wp-content/themes/blog-huawei/template-part/single/single-tags.php on line 7
Tags:

Escrito por:

Fernando Penna

Executivo com mais de 18 anos de carreira no mercado corporativo, em empresas nacionais e multinacionais, pós graduado pela Escola Politécnica da USP e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo.

Executivo com mais de 18 anos de carreira no mercado corporativo, em empresas nacionais e multinacionais, pós graduado pela Escola Politécnica da USP e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo.

Deixe seu comentário

Nome * Campo Obrigatório
E-mail * Campo Obrigatório * E-mail Inválido